TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consul - Marketing

Casos: Consul - Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é comparar, analisar a situação descrita no texto. “Consul se reposiciona e rejuvenesce, para falar aos jovens” com base nos canais de distribuição, formação e administração de preço e marketing de relacionamento.

Assim com todos os recursos do marketing de forma planejada a empresa busca alcançar seus objetivos que é crescer e continuar existindo no mercado cada vez mais competitivo, buscando um grupo jovem de consumidores e preservando os clientes antigos que são fiéis a sua marca.

No entanto a empresa percebeu através de pesquisa que sua marca estava ficando desgastada e teve a decisão de mudar seu slogan que antes era “Parte da sua casa” para “Bem pensado”, que é uma alusão à expressão repetida da rotina dos brasileiros quando se refere a boas ideias, apresentando a marca como simples e facilitadora devido as mudanças na cultura dos usuários dos produtos. Outro fator relevante foi o crescimento das classes sociais de renda média, além da entrada de novas pessoas no mercado de consumo exigindo que a marca passasse por adaptações conforme estilo e necessidade do novo público-alvo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Logística e canais de distribuição

A logística é o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência dos custos efetivos e fluxos, tem como desafio reduzir os custos dos materiais para que chegue ao consumidor um preço cada vez menor, a logística preocupa-se com todo o processo da cadeia de suplementos, desde a compra da matéria-prima até a chegada do produto ao consumidor final. Segundo Arbache et al. (2006) os processos logísticos possuem muita importância para o funcionamento da empresa e também para seus fornecedores.

Com base no texto a diferenciação se deu no produto e não na distribuição ou no preço conforme a gerente de marketing Carolina Ancona Lopez disse em sua entrevista. A empresa se aproveitou de sua estrutura de distribuição e logística para oferecer em seus canais produtos diferenciados conforme sua nova estratégia de marketing.

2.2 Formação e administração de preços

A elaboração do preço de venda é uma importante tarefa, principalmente nos dias atuais, onde fatores como concorrências, tecnologia e mercado acabam por influenciar completamente sua composição. Para Bertó e Beulke (2005, p.264), a formação de preço de venda é “[...] elemento essencial da gestão econômico-financeira e mercadológica das empresas”.

Os fatores que determinam o preço são: posicionamento, objetivos da empresa, novos produtos e flexibilização. Porém, um dos fatores mais importantes a ser observado na elaboração do preço de venda é o custo do produto, uma vez que “[...] um valor de venda inferior ao custo implica automaticamente em perdas” (BERTÓ; BEULKE, 2005, P. 264). Comtemplando essas variáveis e visando manter a boa relação entre produto e preço (valor percebido pelo cliente), a empresa juntamente em parceria com a interbrand e a campanha publicitaria assinada pela DM9DDB (agência de publicidade brasileira), buscou atender a necessidade de um determinado perfil consumista, com o objetivo de reposicionar sua marca trazendo tendências e flexibilizando preços de acordo com a descrição do público-alvo.

Considerando a importância que o preço tem em termos de comportamento de consumo a Consul não realizou qualquer elevação nos preços dos produtos.

A execução de sua estratégia no entanto, não exigem grandes investimentos em tecnologia, todavia um importante investimento em designer e renovação estética dos produtos.

Por ser uma marca popular, e devido à alta concorrência não seria prudente a elevação dos preços. A empresa pretende surpreender pela praticidade e inteligência, sem necessidade de muitas inovações para se igualar ao preço praticado no mercado.

2.3 Marketing de relacionamento

O Marketing de relacionamento surgiu com a necessidade de aproximar empresas e seus consumidores por meios de estratégias. De acordo com Kotler (2006, p.30) “marketing é um processo social por meio dos quais pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com os outros”.

A pesquisa de marketing tem um papel essencial na tomada de decisão, auxilia no processo de mudança e explora novas oportunidades de mercado, remodelando os produtos e trazendo novos posicionamentos para a empresa analisando as ameaças e oportunidades.

A Consul alterou seu posicionamento para atender além dos clientes já existentes um novo nicho de mercado, visando atingir um público em crescimento, com interesses diferentes e hábitos que antigamente não eram comuns para a sociedade, utilizando os recursos do marketing para se reformular. Nesse sentido a empresa está alinhada às mudanças comportamentais da sociedade de consumo, evidenciando mais uma vez a importância do marketing de relacionamento, e segundo Crocco (2006, p. 8), mercado é a “arena do marketing, em que as diferentes empresas buscam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com