TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Empresarial

Trabalho Universitário: Contabilidade Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  7.215 Palavras (29 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 29

CONTEXTO EMPRESARIAL

UNOPAR EAD – JACOBINA BAHIA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ALUNA GEIZA FREIRE BARBOSA

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO

3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO

3.2 EXEMPLO DE FIGURA.

3.3 EXEMPLO DE QUADRO.

3.4 EXEMPLO DE TABELA

4 CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS.

INTRODUÇÃO

A administração e a contabilidade dependem de um sistema orientado por funções e para entender este sistema precisa-se entender como funciona o processo administrativo e contábil na prática, pois, eles são compostos pelas funções, sendo a base para a efetividade da administração.

O pensamento administrativo pode ser conceituado como um enfoque específico a um aspecto particular da organização, ou uma forma peculiar de estudá-la, e a organização desses pensamentos são formadores de teorias a serem estudadas pela Teoria Geral da Administração. Dessa forma, as teorias são agrupadas em Escolas.

Estudar esses temas advém da necessidade de maior aprofundamento do que estar posto na literatura, entendo ser essencial para qualificar o debate nesse campo. Pois, a forma de organizar depende em grande parte dos pressupostos que o organizador tem sobre o comportamento das pessoas, sua capacidade de se envolver com o trabalho, de assumir responsabilidades, motivação, entre outros.

Por meio de uma revisão da literatura, o estudo em tela objetiva realizar um levantamento da evolução das Teorias da Administração e das características destas, além de trazer para a discussão o conceito de patrimônio, fontes de recursos, análise de mercado, demanda, oferta e equilíbrio de mercado, estruturas de mercado e contabilidade social. Para tanto, foi realizado uma busca em periódicos científicos e livros de publicação nacional. O período analisado compreende os anos de 2009 a 2012, buscou-se textos completos e o idioma foi português. Para a busca, foi utilizado os descritores que abordaram o objetivo proposto.

REVISÃO DA LITERATURA

A tarefa da administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transforma-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização.

1 FUNÇÕES ADMINSTRATIVAS

A administração depende de um sistema orientado por funções e para entender este sistema precisamos entender como funciona o processo administrativo na prática, pois ele é composto pelas funções administrativas, ou seja, é a base para a efetividade da administração.

Segundo (LACOMBE, 2003, p. 43)

Cabe, portanto, ao administrador identificar ou estabelecer objetivos da sua organização ou da unidade organizacional pela qual é responsável. Cabe-lhe também determinar a forma de atingir objetivos e os recursos necessários para isto. Ao fazer isto ele estará planejando. Podemos concluir que uma das funções que compete ao administrador é planejar. Não adianta planejar se não for feito um acompanhamento daquilo que foi planejado e, alem disso, se algo estiver errado, tomar medidas corretivas. A isto se chama controle. Concluímos que outra função do administrador é controlar. Ao dividir o trabalho do seu órgão, ou empresa, de forma racional em atividades, e atribuí-las aos seus subordinados, ele estará organizando.

Entendem-se como funções administrativas o planejamento, organização, direção e controle.

O planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser por ser exatamente aquela que ser vê de base para as demais funções. O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los.” (CHIAVENATO, 1999; p.139)

1 Planejamento

O Planejamento Estratégico Organizacional pode ser definido como uma ferramenta mutável onde a organização denota sua missão, metas e visão, atrelados a análise ambiental e organizacional, com o propósito de cumprir suas metas, alcançar seus objetivos e corrigir suas imperfeições.

Os conceitos que fundamentam o Planejamento surgiram por volta da década de 1.970, como resultado de sucessivos problemas enfrentados pela indústria norte-americana, conforme ratificado por Kotler:

“Anteriormente as empresas norte-americanas podiam confiar

em projeções de crescimento simples para planejar a produção, vendas e lucro. O Planejamento Estratégico precisava substituir o planejamento a longo prazo convencional.” (KOTLER, 1.998, p.71)

Diante destas considerações, observa-se que nos dias de hoje, geralmente envolvem peculiaridades entre seus aspectos fundamentais, o planejamento é definido pela direção da organização, é projetado à longo prazo, ou seja define o futuro da organização, envolve toda a empresa, é um mecanismo de aprendizagem organizacional, onde a empresa vai identificar suas falhas.

2.1.2 Organização

Não é pela classificação das funções administrativas que se pode dizer que uma é mais ou menos importante que a outra, muito pelo contrario, todas as funções administrativa são de fundamental importância para qualquer processo de administração, e todas as funções se completam, no entanto em planejamento seria impossível fazê-lo sem ter organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com