TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Empresarial

Dissertações: Contabilidade Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

Esclarecer os passos para constituição da empresa e relacionar a documentação exigida para constiuição da empresa, em todos os órgãos competentes: Junta comercial, Receita Federal do Brasil e Prefeitura.

1- SOCIEDADE SIMPLES – São entendidas como as formadas por quem não é empresario, são entendidas como as formadas por quem exerce profissão intectual, de natureza cientifica, literária ou artística, que assim como o autônomo, pode se utilizar da mão-de-obra de empregados para a execuçao das atividades.

Escolha do nome da empresa: O primeiro passo para se abrir a empresa é a escolha do nome, que pode ser em formade denominação ou razão social. Sendo uma sociedade por quotas de responsabilidadelimitada, poderá ser adotado a denominação ou razão social que diferem. Na denominação social não se usa nomes dos sócios, mas uma expressão qualquer, defantasia, indicando tanto quanto possível o ramo de atividade, ao contrário da razãosocial, que deve ser formada por uma combinação dos nomes ou prenomes dos sócios, de todos, de vários deles, ou de um somente. Se for omitido o nome de um ou mais sócios, deve-se acrescentar "& Cia. A razão social ou a denominação não poderá seridêntica a outra já registrada e, portanto é exigido que o interessado faça uma buscanos registros existentes para essa verificação.

a.1- Pesquisar junto à Prefeitura do Município, onde for instalar o empreendimento, sobre as exigências quanto à localização (lei de zoneamento) e sobre a regularização do imóvel (futura sede da empresa), para futuramente obter o alvará defuncionamento.

a.2- No caso de serem instaladas placas de identificação do estabelecimento, será necessário verificar o que determina a legislação local sobre o licenciamento das mesmas.

a.3- É extremamente importante que o empreendedor esteja a par do Código de Defesa do Consumidor para melhor adequar seus serviços às normas estabelecidas. b – Contrato de Constituição: Qualquer que seja a espécie de empresa a sociedade se constituirá por meio de contrato ou estatuto, que pode ser elaborado por instrumento particular ou público.

• Cláusulas contratuais necessárias:

1. tipo societário;

2. objeto social;

3. capital social;

4. responsabilidade dos sócios;

5. qualificação dos sócios;

6. nomeação do gerente;

7. nome empresarial;

8. sede e foro;

9. prazo de duração.

c – Documentos a serem apresentados no Cartório de Registro Civil de PessoasJurídicas:

O pedido de arquivamento de contrato constitutivo será instruído com os seguintesdocumentos:

• Quatro vias do contrato social, com todas as folhas vistadas pelos sócios, devendo aúltima ser assinada por todos os sócios.

• Requerimento com pedido do registro de constituição assinada pelo sócio administrador com firma reconhecida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com