TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  2.071 Palavras (9 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 9

2 DESENVOLVIMENTO

Considerando a necessidade do embasamento teórico para uma eficiente execução das obrigações cabíveis, esse trabalho apresentará conceitos importantes acerca das ferramentas financeiras e dos tributos inerentes a praticamente todas as organizações existentes.

2.1 PLANEJAMENTO FINANCEIRO – CARACTERISTÍCAS E FUNDAMENTOS

As atividades econômicas consistem na produção, distribuição e consumo de bens e serviços, sendo as atividades econômicas objetos de estudo da economia que é uma ciência social fundamentada no desenvolvimento das teorias da abordagem econômica das que estuda e na administração sua aplicabilidade.

Conforme consta no site do SEBRAE, para a produção e distribuição dos referidos bens e serviços o planejamento financeiro é suma importância a fim de não se perder no meio do caminho, fugindo do foco principal das organizações empresarias que visam à obtenção de lucro e ainda que desejem manter-se no mercado suprindo ou equiparando-se as propostas de empresas concorrentes.

Todo empreendedor, ao implantar seu próprio negócio, deverá levantar informações precisas e confiáveis quanto às possibilidades do seu empreendimento. Também precisará de recursos financeiros para constituir o seu capital de giro. As necessidades de recursos estarão diretamente atreladas ao seu ciclo operacional e financeiro. Uma perfeita adequação destes dois ciclos possibilitará um perfeito gerenciamento do seu capital de giro. O caminho do lucro passa pela gestão financeira eficiente

O sucesso do negócio depende da capacidade do empresário administrar os recursos financeiros de modo a garantir o capital de giro mesmo diante de situações adversas entre a saída e a entrada de capital.

Uma boa gestão financeira é fundamental para assegurar o sucesso de uma empresa. É o que afirma o consultor financeiro do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (SEBRAE-SP), Ricardo Simões Curado.

"O objetivo de qualquer empresa é ter lucro. E, para que isso aconteça, o empresário tem de dar muita atenção a tudo o que acontece com o caixa da sua empresa."

O resultado é visível: negócios bem administrados financeiramente geram maiores lucros. Isto, no entanto, demanda envolvimento e dedicação por parte do administrador.

Segundo Sanvicente e Santos (1983, p. 155), planejar, numa abordagem geral, é estabelecer com antecedência as ações a serem executadas, além de estimar recursos e definir responsabilidades para o alcance dos objetivos. O planejamento é a tentativa de prever as ocorrências futuras e estar preparado para agir de forma a evitar surpresas desagradáveis no funcionamento e na gestão do empreendimento.

Uma das principais razões para o fracasso de empresas no Brasil é a falta de planejamento em relação aos aspectos financeiros. De acordo com dados do SEBRAE, mais de 70% das micro e pequenas empresas brasileiras fecham as portas nos primeiros cinco anos de vida. Por isso, para que um novo empreendedor obtenha sucesso é preciso seguir alguns cuidados quando o assunto é a vida financeira do novo negócio.

2.2 ORÇAMENTO FLEXÍVEL

Existem diversas ferramentas que podem contribuir para o processo de gerenciamento de uma empresa, aqui restringida a duas ferramentas de grande importância para o controle financeiro das organizações, como fluxo de caixa e orçamento, entende-se como fluxo de caixa o registro e controle sobre a movimentação do caixa de qualquer empresa, expressando as entradas e saídas de recursos financeiros ocorridos em determinados períodos de tempo. (CAMPOS FILHO, 1997).

Orçamento é uma ferramenta de gestão que explicita as intenções da empresa em termos financeiros. O orçamento é uma ferramenta adotada para o controle de suas finanças, sendo que contemplam duas das funções básicas propostas por TAYLOR (1978): o planejamento e o controle.

O orçamento é um resumo dos planos da empresa, e estabelece metas específicas das atividades de venda, produção, distribuição, financeira, etc. e, que geralmente, é representado por um orçamento de caixa, uma demonstração de resultado orçada e um balanço patrimonial orçado.

Entre as muitas vantagens que temos em possuir um orçamento bem elaborado, podemos apresentar alguns itens importantes como, fornecer um meio de transmitir os planos da administração a toda à organização; forçar os administradores a pensar no futuro e planejá-lo; revelar as possíveis falhas ou problemas que a empresa pode vir a encontrar antes que eles ocorram; e definir metas que servirão de níveis de referência para a subsequente avaliação de desempenho.

Considerando as referidas informações, conclui-se que executar um orçamento é um meio inteligente para manter os negócios e evitar a falência empresarial, haja vista a grande concorrência em que encontram-se envolvidos. A flexibilidade em aceitar opiniões, trabalhar em equipe e estar atento as mudanças de mercado facilita aos gestores que suas decisões sejam coerentes e atendem aos interesses da organização.

2.3 DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS OBRIGATÓRIOS

A Lei nº. 6.404, de 15 de dezembro de 1976, publicada no Diário Oficial da União em 17 de dezembro de 1976, dispõe sobre as Sociedades por Ações e estabeleceu, em seu art. 176, que ao fim de cada exercício social a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras:

Balanço Patrimonial: é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade. No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.

De acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76, as demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior, para fins de comparação.

O Balanço Patrimonial é constituído pelo: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA): a DLPA evidencia as alterações ocorridas no saldo da conta de lucros ou prejuízos acumulados, no Patrimônio Líquido.

De acordo com o artigo 186, § 2º da Lei nº 6.404/76, adiante transcrito, a companhia poderá, à sua opção, incluir a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados nas demonstrações das mutações do patrimônio líquido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com