TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Empresarial

Dissertações: Contabilidade Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

1. RESUMO

Neste projeto foram levantados os custos de um sistema de construção estrutural em uma breve comparação com o convencional de um apartamento de aproximadamente 65,51 m² de área privativa. Além de uma análise das vantagens e desvantagens de uma construção feita com o sistema estrutural. Apesar da limitação de modificação do espaço, o sistema de construção estrutural destaca- se em relação a outros sistemas, pois reduz o custo total da obra, o tempo de construção e os entulhos. Esse tipo de construção não exige grande aquisição de equipamentos e ferragens sem comprometer a qualidade na estrutura e nos materiais.

2. INTRODUCÃO

A alvenaria estrutural é um sistema bastante eficiente, e encontra-se em grande expansão no mercado, devido a rapidez de execução da obra, otimização de recursos materiais, redução orçamentária, além de atender os pré-requisitos necessários, como resistência, qualidade na estrutura e nos materiais, oferecendo uma mão de obra qualificada. (SILVA, 2013).

Sobretudo a alvenaria estrutural não é um processo de construção novo no mercado. Cerca de dez mil anos atrás quando surgiram às primeiras cidades-estados na Mesopotâmia, atual Iraque, já eram utilizados tijolos de barro secos ao sol e mais tarde passaram a utilizar tijolos de pedra. Mas foi por volta do ano 4.000 A.C. que a argila foi utilizada para fabricação de tijolos possibilitando assim o seu desenvolvimento (CAMACHO, 2006). Atualmente os componentes utilizados na execução das paredes de alvenaria são os blocos estruturais, argamassa de assentamento, graute e armaduras. As etapas de execução são a marcação e elevação de alvenaria (AMORIM, 2010).

Assim objetivamos o trabalho mostrando o planejamento dos processos construtivos da alvenaria estrutural, exemplificando através de planilhas orçamentárias o custo final da obra e analisando a importância da alvenaria estrutural na construção civil realizando uma breve comparação entre o sistema convencional e o estrutural.

3. ALVENARIA ESTRUTURAL

A alvenaria estrutural consiste em um sistema construtivo que utiliza peças industrializadas de dimensões e peso que as fazem manuseáveis, ligadas por argamassa, tornando o conjunto monolítico; dessa forma as paredes são os elementos estruturais, devendo resistir às cargas como fariam os pilares e vigas utilizados em obras de concreto armado (ARAÚJO, 1995).

Para obter um bom projeto a alvenaria estrutural não pode ser vista meramente como um conjunto de paredes superpostas. O projeto ideal considera a distribuição das paredes de forma que cada uma atue como elemento estabilizador da outra, resistindo ao seu peso próprio e outras cargas adicionais (ARAÚJO, 1995).

Segundo Sabbatini (1989), os principais parâmetros a serem observados na execução das alvenarias são: Exatidão na locação das paredes; precisão no alinhamento, nivelamento e prumo; regularidade no assentamento das unidades; preenchimento e regularidade das juntas de argamassa; coordenação na amarração dos blocos.

A alvenaria estrutural pode ser dividida em dois tipos:

3.1 Alvenaria Estrutural Não Armada

Este sistema vem sendo tradicionalmente utilizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com