TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Na Industria Da Transformação

Artigo: Contabilidade Na Industria Da Transformação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/7/2013  •  5.186 Palavras (21 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 21

CONTABILIDADE NA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO

1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa visa apresentar os pontos mais relevantes das disciplinas: Contabilidade de Custos, Contabilidade Industrial, Contabilidade Gerencial e Sistema de Informação, estudados durante o quinto semestre do curso de Graduação em Ciências Contábeis. O entendimento dos conceitos mais aprimorados dos conteúdos me proporcionou elementos para uma visão mais abrangente das informações aplicadas no ambiente industrial do mundo coorporativo, que vive em constante transformação, e é fato que as empresas atualmente precisam estar precavidas destas transformações. Neste sentido, o utensílio útil para sustentar a competitividade na conjuntura industrial é a gestão estratégica de custos que auxilia a tomada de decisão adequada, sendo primordial para a longevidade das empresas.

Os pontos relevantes da Contabilidade de custos se baseiam na composição do cálculo dos custos, trata dos gastos incorridos na produção dos bens e serviços e também observa o resultado dos centros ou dos agentes do processo produtivos, tendo como característica ser de caráter interno, visando à apropriação dos custos de transformação aos produtos elaborados, semi-elaborados e em elaboração, bem como a apuração do custo total e unitário dos produtos e serviços - para fins gerenciais e administrativos, podem abranger ainda os custos de distribuição, armazenagem, vendas e administração, incluídos aí os custos financeiros e tributários. Já Contabilidade Industrial trata dos gastos incorridos na produção de bens industriais. Na contabilidade gerencial mune instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em funções gerenciais, e é voltada para a melhor utilização dos recursos econômicos da empresa, através de um adequado controle dos insumos efetuado por um sistema de informações que manipulam dados e gera informação, usando ou não recursos de tecnologia da informação, pode ser genericamente considerado como um sistema de informação.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Custos Industriais

As indústrias representam organizações de suma importância para a sociedade moderna, não só por fornecerem uma infinidade de bens de consumo necessários na vida de todas as pessoas, mas por sua função social como geradora de emprego e renda. Não é sem razão que os países mais desenvolvidos e que oferecem melhor qualidade de vida aos seus cidadãos são também os mais industrializados. Essas organizações são frequentemente as mais complexas e as que requerem os mais expressivos investimentos. Estabelecer o controle sobre todos os elementos envolvidos em uma atividade industrial não é tarefa simples, porém, indispensável para a sobrevivência e para o sucesso do empreendimento.

Silva (2008) diz que “custos são recursos aplicados na transformação dos ativos, representados por gastos relativos à utilização de bens ou serviços aplicados para produção de outros bens e serviços.”

Martins (1998) “concorda com o conceito de Silva quando afirma que custo é um gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços, e acrescenta ainda que o custo é também um gasto, só que reconhecido como tal, isto é, como custo, no momento da utilização dos fatores de produção (bens e serviços), para a fabricação de um produto ou execução de um serviço.”

2.2 Classificação dos custos quanto à apuração

2.2.1 Custo Direto

São aqueles custos que podem ser identificados diretamente com o produto final.

2.2.2 Custo Indireto

São os custos que, por dificuldade de apropriação, irrelevância ou por natureza, não se identifica com o produto final.

Segundo Bornia (2009) os custos podem ser classificados quanto à facilidade de alocação, também como: diretos e indiretos. “Custos diretos são aqueles facilmente relacionados com as unidades de alocação de custos (produtos, processos, setores, clientes etc.).” E “os custos indiretos não podem ser facilmente atribuídos às unidades, necessitando de alocações para isso. Exemplos: mão-de-obra indireta e aluguel.” (BORNIA, 2009, p. 21) (grifos do autor)

Neste sentido, o autor deixa claro que os custos diretos são diretamente incluídos no cálculo dos produtos materiais diretos e mão de obra direta, perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva e os indiretos são subjetivos necessitam de aproximação de rateio é a natureza que diz se é indireto.

2.3 Classificação quanto à formação

2.3.1 Custos fixos

Os custos fixos são aqueles que não variam no período, existindo independente do volume produzido, ocorrendo mesmo quando não há produção.

2.3.2 Custos variáveis

São os custos que se alteram conforme a quantidade vendida ou produzida (geralmente são os custos diretos, como matéria prima e embalagem).

Para Bornia (2009, p. 19) os “custos fixos são aqueles que independem do nível de atividade da empresa no curto prazo, ou seja, não variam com alterações no volume de produção.” E que “os custos variáveis, ao contrário, estão intimamente relacionados com a produção, isso é, crescem com o aumento do nível de atividades da empresa, tais como os custos de matéria-prima.” (grifos do autor).

2.4 Materiais

As industriais têm como finalidade essencial transformar bens naturais em bens de consumo. Os materiais ou matérias-primas compreendem todos os elementos originados da natureza (bens naturais) que são utilizados pelas indústrias na elaboração dos produtos (bens de consumo). Além dos bens naturais(matéria-prima bruta ou primária) os materiais também representam elementos que já sofreram algum tipo de transformação e servem como base para a produção de outros produtos (matéria-prima semi-processada ou secundária). Dessa forma, constitui-se matéria-prima o algodão utilizado na indústria de tecido, e em seguida o próprio tecido se torna matéria-prima na indústria de confecções.

“Material ou matéria-prima é o componente originário da natureza, que pode apresentar-se com algum beneficiamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com