TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Na Industria De Transformação

Monografias: A Contabilidade Na Industria De Transformação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESEnvolvimento 4

2.1 CUSTOS INDUSTRIAIS 4

2.1.1 MATERIAIS: 4

2.1.1.1 Matérias Primas: 4

2.1.1.2 Materiais secundários: 4

2.1.1.3 Materiais de embalagens: 5

2.1.2 MÃO DE OBRA: 5

2.1.3 ESTRUTURAIS: 5

2.2 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO 5

2.3 PRODUÇÃO CONJUNTA 6

2.4 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 6

2.5 MÉTODOS DE CUSTEIO 7

2.5.1 Custeio direto 7

2.5.2 Custeio por absorção 7

2.5.3 Custeio baseado em atividades (ABC – Activity Based Costing) 7

2.6 SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS 8

2.7 Target costing 8

2.8 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO 9

2.9 PONTO DE EQUILIBRIO 9

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

APÊNDICES 11

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho discorrerá acerca da contabilização dos custos industriais, objetivando enfatizar a importância dos lançamentos contábeis dos valores materiais, mão de obra e custos estruturais dentro da empresa.

Para tanto, serão abordados itens importantíssimos tais como: plano de contas, contabilização dos materiais, mão de obra, custos com depreciação entre outros, que facilitarão na compreensão desse processo que é contabilização industrial, uma vez que estes fornecem composições detalhadas dos mesmo, contribuindo para a gestão do negócio.

2 DESENVOLVIMENTO

Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecendo melhor o organismo, suas enfermidades e tratamentos, trata de normatizar a formação dos médicos e disciplinar o exercício da Medicina. (SOUZA, 2001, p. 39).

2.1 CUSTOS INDUSTRIAIS

Compreende a soma dos gastos com bens e serviços aplicados ou consumidos na produção de outros bens.

2.1.1 MATERIAIS:

Os materiais utilizados na fabricação podem ser classificados em:

2.1.1.1 Matérias Primas:

São os materiais principais e essenciais que entram em maior quantidade na fabricação do produto. Ex.: A matéria prima passa para uma indústria de móveis de madeira é a madeira; para uma indústria de confecções é o tecido; para uma indústria de massas alimentícias é a farinha;

2.1.1.2 Materiais secundários:

São os materiais que entram em menor quantidade na fabricação do produto. Esses materiais são aplicados juntamente com a matéria prima, complementando-a ou até mesmo dando o acabamento necessário ao produto. Os materiais secundários para uma indústria de móveis de madeira são: pregos, cola, verniz, dobradiças, fechos, etc.; para uma indústria de confecções são: botões, zíperes, linha, etc. ; para uma indústria de massas alimentícias são: ovos, manteiga, fermento, açúcar, etc. ;

2.1.1.3 Materiais de embalagens:

São os materiais destinados a acondicionar ou embalar os produtos, antes que eles saiam da área de produção. Os materiais de embalagens, em uma indústria de móveis de madeira, podem ser caixas de papelão, que embalam os móveis desmontados; em uma indústria de confecções, caixas ou sacos plásticos; em uma indústria de massas alimentícias, caixas, sacos plásticos etc.

2.1.2 MÃO DE OBRA:

Compreende os gastos com o pessoal envolvido na produção da empresa industrial, englobando salários e encargos sociais, refeições, vale transporte; etc.

2.1.3 ESTRUTURAIS:

Correspondem aos demais gastos necessários para a fabricação dos produtos, como: aluguéis, energia elétrica, serviços de terceiros, manutenção da fábrica, depreciação, seguros diversos, material de limpeza, óleos e lubrificantes para as máquinas, pequenas peças para reposição, telefones e comunicações etc.

2.2 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO

[...] Um artifício npara se poder calcular o custo médio por unidade quando existem produtos em elaboração nos finais de cada período; significa o numero de unidades que seriam totalmente iniciadas e acabadas se todo um certo custo fosse aplicado só a elas, ao invés de ter sido usado para começar e terminar umas e apenas elaborar parcialmente outras. (MARTINS, 2003, p.156)

2.3 PRODUÇÃO CONJUNTA

Os produtos resultantes da produção conjunta são denominados co-produto, subproduto ou sucata conforme a importância das suas vendas para a empresa.

 Co-produtos são os produtos de um processo de produção conjunta, cujo faturamento é considerado significativo para a empresa, também chamando de produtos principais.Ex: Os diferentes tipos de carnes resultante do abate do gado de corte no frigorífico.

 Subprodutos são os produtos de um processo de produção conjunta com menos importância em relação ao faturamento. O que diferencia os subprodutos das sucatas é que aqueles têm condição de comercialização, ou seja, sua venda é praticamente certa, mas seu faturamento é insignificante. Ex: nos frigoríficos são subprodutos os ossos, os chifres e os cascos do boi.

 Sucatas (ou resíduos ou sobras) são os produtos derivados da produção (seja conjunta ou não) que não têm mercado certo.

2.4 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Oliveira (2007, p.6) define sistema como “um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função”.

Um Sistema de Informação (SI) é um sistema cujo elemento principal é a informação. Seu objetivo é armazenar, tratar e fornecer informações de tal modo a apoiar as funções ou processos de uma organização.

Geralmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com