TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade gerencial

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  979 Visualizações

Página 1 de 4

EXERCÍCIO DE REVISÃO DE AUDITORIA.

  1. Cite um dos objetivos da auditoria de Caixa / Banco.

R: A auditoria de caixa e banco visa à comprovação dos valores demonstrados no Balanço Patrimonial da empresa auditada.

  1. Cite um dos procedimentos da auditoria de Caixa / Banco.

R: Um dos procedimentos a serem adotados é a circularização aos bancos para comprovação do saldo em conta e valores investidos. Com relação ao caixa o procedimento é a conferência “física” do caixa onde as diferenças devem ser comprovadas com notas.

  1. Cite um dos objetivos da Auditoria de Contas a Receber.

R: Apurar se os valores a receber são realizáveis, verificar títulos vencidos e os valores estimados de P.E.C.L.D.

  1. Cite um dos procedimentos da Auditoria de Contas a Receber.

R: Enviar carta de circularização aos clientes para verificar os valores a receber e confrontar com o saldo apresentado no Balanço Patrimonial.

  1. Cite um dos objetivos da Auditoria de Estoque.

R: Verificar quantidades de estoque de M.P., produtos em elaboração, produtos acabados, e existência de produtos obsoletos.

  1. Cite um dos procedimentos da auditoria de Estoque.

R: Realização de inventário físico para verificar o saldo em estoque, e envio de carta circular para comprovação de estoque em posse de terceiros.

  1. Quantas vezes ao ano os Bancos tem por obrigação publicar os seus Balanços? Qual órgão Federal dita regras/normas a serem seguidas pelos Bancos? Qual autarquia dita regras/normas a serem seguidas pelos Bancos de Investimentos?

R: Obrigação da publicação do Balanço é duas vezes ao ano. O BACEN é quem dita às normas pelos bancos, e a CVM é quem dita as regras para os Bancos de Investimentos.

  1. Porque uma entidade jurídica que presta serviços de Auditoria, não pode prestar serviços de Consultoria? Que princípio está sendo ferido com este serviço/trabalho cruzado?

R: Porque pode haver conflitos de interesses, pois a Auditoria poderá se beneficiar em virtude da Consultoria prestada, ferindo dessa forma o princípio da Independência / imparcialidade, que compreende emissão de opinião isenta de influência.

  1. Quais empresas tem por obrigação legal, publicar balanços auditados? E por quê?

R: As empresas S.A. de capital aberto e de Sociedade Mista com ações negociadas na Bolsa, para divulgar informações aos seus acionistas.

  1.  Estudo de Caso:

R: Envolver mais pessoas nos processos do departamento financeiro, delegar funções a pessoas diferentes, e periodicamente realizar auditorias internas.

  1.  Quais são os órgãos que auditam as contas (movimentações financeiras), dos Governos de Cidades, Estados e Federação? Qual e a periodicidade? E qual é o papel do “Ministério Público” trabalho/atividade neste processo?

R: As auditorias são de responsabilidade do T.C.U, T.C.E e T.C.M, e ocorrem anualmente. O Ministério Público tem o papel de fiscalizar as fraudes.

  1.  Um empréstimo creditado no extrato bancário (conta corrente), mas não contabilizado pela empresa, seria apresentado da seguinte foram na reconciliação bancária:

R: aumento do saldo do razão analítico.

  1.  Um depósito bancário apresentado no extrato, o qual a empresa indevidamente não contabilizou, seria demonstrado da seguinte forma na reconciliação bancária:

R: aumento do saldo do razão analítico.

  1.  A conta de impostas a recuperar fica devedora em função do seguinte fato:

R: volume de vendas menor do que compras.

  1.  O ICMS incidente sobre as vendas é apresentado da seguinte forma na demonstração do resultado do exercício:

R: dedução de vendas brutas.

  1.  Quais as contas contábeis que demonstram o valor total dos estoques em uma empresa industrial? Qual é uma das utilizações das Ordens de Produções no processo de auditoria de estoque?

R: Estoque de M.P., produtos em elaboração e produtos acabados. As OP’s servem para rastrear produtos, verificar se houve quebra no processo produtivo, apurar saldo de estoque, e  validação do Custo Médio.

  1.  Qual a forma de comprovação de estoque de terceiros em poder da empresa? (Seu estoque).

R: Envio de carta de circularização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com