TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conteudos De Ensino

Monografias: Conteudos De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 4

Conteúdos de Ensino:

Conteúdo de ensino é todo o tipo de conhecimento de determinada matéria que é transformado em planos de aulas que irão ajudar os alunos a aprender. Para cada tipo de matéria precisamos utilizar um método adequado para que toda aula nosso plano de ensino ocorra da maneira que pensamos, desejamos e planejamos. Muitas pessoas confundem a Metodologia de Ensino com a Prática de Ensino, mas é importante saber que elas não são as mesmas coisas.

A Prática de Ensino é o trabalho do professor em sala de aula, que é passado de geração em geração com poucas mudanças e Metodologia de Ensino é o método usado pelos professores para o estudo do conteúdo de cada disciplina, e está próxima aos procedimentos e recursos de ensino.

Os professores devem sempre ver as dificuldades dos alunos, para cada vez mais melhorar seu plano de ensino. A aprendizagem do aluno deve estar sempre em primeiro lugar. Existem diferentes tipos de conteúdos: Conteúdos Factuais, que é o conhecimento de fatos e acontecimentos; Conteúdos Conceituais, que é todo o conjunto de objetos ou símbolos que necessitam de um significado; Conteúdos Procedimentais, que são as ações realizadas para uma finalidade e Conteúdos Atitudinais que são os valores, atitudes e normas.

Descrição do Conteúdo

Conteúdo é todo o conhecimento que será passado aos alunos de forma organizada e dinâmica, levando-os assim ao aprendizado e ao desenvolvimento pedagógico.

Plano de Aula

“Descobrindo o livro e o prazer em ouvir histórias”

OBJETIVOS

Criar o hábito de escutar histórias.

Favorecer momentos de prazer em grupo.

Enriquecer o imaginário infantil

Favorecer o contato com textos de qualidade literária.

Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento.

PARA CRIANÇAS DE 3 ANOS

Além dos objetivos acima:

Ampliar repertório de palavras e histórias conhecidas.

Construir frases e narrativas com base nas conversas sobre os livros.

Entreter-se com leituras mais longas participando atentamente.

Reconhecer e nomear alguns livros.

Manipular o livro, folheando as páginas e fazendo referências às imagens.

Cuidar do livro e valorizá-lo.

Imitar o adulto lendo histórias

TEMPO

Todos os dias.

MATERIAL NECESSARIO

Livros de literatura, almofadas.

DESENVOLVIMENTO

O trabalho começa com a sua preparação. Selecione livros com textos bem elaborados e ilustrações de qualidade. As histórias devem ter estruturas textuais repetitivas que favorecem a compreensão e a memorização. Programe-se para disponibilizar os livros em diferentes momentos da rotina. Promova conversas sobre eles fazendo perguntas e descrições, destacando os personagens e retomando as partes que as crianças consideram mais queridas. Após apresentar um livro novo, repita a leitura dele várias vezes para que a turma possa se apropriar da narração, memorizar partes da história e interagir com seu conteúdo. Alterne, na semana, a leitura de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com