TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Esporte como conteúdo pedagógico no ensino infantil

Por:   •  21/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Karen Cristina Lourenço

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

O esporte como conteúdo pedagógico no ensino infantil

O esporte para crianças

SÃO PAULO

2014

Karen Cristina Lourenco

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

O esporte como conteúdo pedagógico no ensino infantil

O esporte para crianças

  Relatório de Atividade Prática Supervisionada (APS) para avaliação no 3° semestre letivo do curso de Educação Física apresentado à Universidade Paulista - UNIP

ORIENTADOR: Professor Onofre

SÃO PAULO

2014

Exemplo de estrutura

3cm

1 INTRODUÇÃO:

Os benefícios das atividades físicas são extremamente visíveis, o que faz com que a busca pela pratica, tanto esportiva quanto para o lazer ocorrram com mais frequência, já que  estão relacionadas aos inúmeros benefícios que estão entrelaçados a sua pratica, sejam na vida adulta ou já na primeira infância.

Nas escolas o esporte apresenta duas intervenções:

  • Primeira,  se caracteriza como conteúdo de educação física.
  • Segunda, intervenção se caracteriza como esporte escolar.

A segunda sendo apresentada em escolinhas esportivas (iniciação), ou como treinamento com equipes que representam a escola em competições oficiais.

    A escola  sendo um ambiente de socializacao educa a criança e o jovem para a sociedade em que está inserida. Compete à escola,assumir um papel fundamental no processo de formação esportiva das crianças e jovens, já que é na escola que as crianças passam a maior parte do seu dia, proporcionando oportunidades para a conquista da autonomia do aluno.

Educação infantil considera a criança como sujeito social que possui múltiplas dimensões e que estas, precisam ser evidenciadas nos espaços educativos voltados para a infância, as atividades ou os objetos de trabalho não deveriam ser compartimentados em funções e/ou profissionais.

    Nesse sentido, a educação física constitui-se como uma prática pedagógica que, no âmbito escolar tem o papel de tematizar - entre outros conteúdos da denominada cultura corporal – essa forma particular de atividade física.

Sendo assim o tema escolhido para este trabalho foi educação física escolar, o esporte como conteúdo pedagógico.

2. DESENVOLVIMENTO:   

 A Educação Física Escolar precisa ser refletida, e como prática social que institucionaliza temas lúdicos da cultura corporal, deve ser analisado nos seus variados aspectos para determinar a forma que deve ser abordado pedagogicamente no sentido de caracterizá-lo como “da escola”, onde está a serviço da instituição educacional ou de valores educativos, e não “na escola”, que está a serviço da instituição esportiva.

    O esporte da escola deve priorizar o coletivo, a criatividade, a brincadeira e a compreensão pelos alunos de suas próprias possibilidades e limitações, onde as regras são flexíveis de acordo com os interesses e necessidades dos alunos. Logo, acontece a busca pela participação coletiva, sem se importar com gesto técnico, havendo uma inclusão já que não prioriza o melhor nem o mais capaz.

    Na Educação Física Escolar pode-se trabalhar expressões corporais como:

  • dança,
  • jogos,
  • lutas,
  •  exercícios ginásticos
  • esporte,
  •  malabarismo,
  • contorcionismo,
  •  mímicas, e outros.

  Porém, os conteúdos estão se resumindo à prática desportiva, principalmente aos esportes coletivos como voleibol, basquetebol, handebol e futebol, deixando de levar em consideração o conhecimento prévio do aluno (conhecimentos motores e culturais). A concepção de Esporte deve ser modificada na escola passando a considerar o aluno como sujeito da prática pedagógica, ou seja, o aluno pode dizer por que ele quer jogar de um jeito e não de outro, transformando a prática esportiva em termos afetivos, culturais, sociais e motores.

    O fator mais importante que o Esporte pode oferecer é o lúdico, o prazer de jogar livremente, aproximando-se do outro, preparando o indivíduo para a vida, defrontando-se com vitórias e derrotas. Ele também cultiva a sociabilidade, pois ao decidir fazer parte de uma equipe, o aluno deverá aceitar seus companheiros, que são dotados de limitações e talentos.

    Nas aulas de educação física não se deve tratar o esporte de alto rendimento, porém, se algum aluno possuir habilidades específicas para alguma modalidade esportiva, sobressaindo-se perante os outros, o professor poderá indicá-lo a praticar fora da das aulas, caso o aluno esteja interessado. A iniciação esportiva, segundo

    Moreno e Machado (2006), deve ser promovida nos lugares específicos de treinamento, e o esporte nas aulas de educação física deve tratado com ênfase no lúdico e na vivência, onde, para aqueles que se destacam no interior de escolas, podemos indicar caminhos e não criar obrigações.


ele não deve ser tematizado com vistas ao rendimento, mas, sim, com a intenção de desenvolver competências imprescindíveis na formação de sujeitos livres. É realizado predominantemente de forma cada vez mais normatizada e padronizada, visando atender ao rendimento cobrado pelas sociedades industriais.



é de suma importância destacar que, na Educação Física escolar, em especial nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é essencial trabalhar as questões afetivas, cognitivas, sociais, entre outras. Através da transformação didático-pedagógica do esporte, podem-se alcançar os objetivos citados acima nas aulas de Educação Física.

Este conteúdo é possível de ser trabalhado dentro das aulas de educação física desde que o professor tenha um amplo entendimento da tarefa que pretende desenvolver, e deve ser trabalhado por possibilitar seu acesso às crianças e jovens, que muitas vezes não têm oportunidade de praticá-lo e vivenciá-lo fora do âmbito escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (172.2 Kb)   docx (751.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com