TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Organizacional: O Ambiente Da Empresa

Monografias: Contexto Organizacional: O Ambiente Da Empresa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  3.742 Palavras (15 Páginas)  •  1.411 Visualizações

Página 1 de 15

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE DE RIBEIRÃO PRETO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ATIVIDADES DE ADMINISTRAÇÃO

Alexandre Halley Marques Araujo - RA. 8411138857

Jean Carlos de Souza - RA. 9902002088

João Carlos Tardivo - RA. 8405116995

Julierme Oliveira Barbosa - RA. 8405116977

Paulo A. Figueira Heleno dos Santos - RA. 8097841424

TURMA: 1º SÉRIE B

Ribeirão Preto

2014

INTRODUÇÃO

Este trabalho é composto e avaliado, por cada vez mais ter preocupação em buscar alternativas que estão direcionando para um desenvolvimento de produtos inovadores e aumentando com isso, a capacidade, a competividade em um mercado desafiador. A empresa “BLA BLA Autopeças” de pequeno porte no ramo autopeças é fabricante de diversos componentes automotivos a fim de entender melhor o seu funcionamento e sua restruturação de cargos e suas dificuldades, A partir dessa análise, podemos elaborar um Contexto Organizacional, Desenho Organizacional, dentro do ambiente da empresa. Nesta etapa, após entendimento dos processos de uma empresa, já analisada na primeira etapa, avaliamos a empresa de forma mais profunda. E desta análise também resultou em um relatório do qual se fez preposições de reestruturação e onde assumimos o papel de consultores. Com essas análises e a proposição de plano de ação estratégico para melhor a reestruturação analisada completaram as etapas delimitadas no desafio proposto na atividade prática supervisionada (ATPS).

Etapa 1

Contexto Organizacional: O ambiente da empresa

Ambiente das Empresas

Objetivos:

Analisar o meio ambiente onde as empresas vivem e como elas o percebem e o interpretam.

Proporcionar uma visão do ambiente geral e do ambiente de tarefas das empresas, bem como, de sua dinâmica e de seu comportamento. Verificar como as empresas fazem a análise ambiental.

Mapeamento Ambiental

Todo o universo que envolve externamente a empresa (sociedade): clientes, fornecedores, concorrentes empresas, agências reguladoras, etc..

Obtém recursos e informações colocam seus resultados mapeamento ambientais, com o objetivo de reduzir às incertezas as empresas tateiam, exploram o ambiente externo, que é vasto, complexo e mutável que se esbarra nas dificuldades.

Seleção Ambiental:

Compreende uma pequena parte, de todas as variáveis possíveis do complexo ambiente externo – (amostragem).

Percepção Ambiental:

Percepção subjetiva do ambiente externo, através da experiência, analisando informações necessidades e intenções.

Limites e Fronteiras:

Linhas imaginárias que definem a empresa:

Espaço: prédios, edifícios, instalações, áreas físicas, terrenos etc..

Tempo: horário de trabalho, turnos de atividades

Termos de valores: legais e fiscais.

Ambiente Geral:

É constituído de um conjunto amplo e complexo das condições e fatos externos, que envolve e influenciam difusamente as empresas e que contribui de um modo geral o que ocorre dentro de cada empresa.

Variáveis do ambiente geral:

1-Variáveis Tecnológicas: Soma dos conhecimentos acumulados sobre como fazer as coisas, intensões, técnicas, aplicações, patentes, desenvolvimento, etc..

Influência (interna e externa): meio pelo qual as coisas são produzidas, desenhadas e aplicadas.

2- Variáveis Políticas: Divisões dos órgãos públicos (federal, estadual e municipal) e estrangeiros clima político e ideológico gera estabilidade ou instabilidade econômica (política econômica).

3- Variáveis Econômicas:

Permanentes: Nível geral de atividade econômica do país (desenvolvimento, estagnação ou recessão); Nível de desenvolvimento econômico de uma determinada região; grau de industrialização de determinado pais ou região; Distribuição de Riqueza (renda per capita).

Temporárias: Nível de atividade econômica da região; Tendências inflacionárias ou deflacionárias; Disponibilidade de divisas estrangeiras e balança de pagamentos do país; política fiscal em determinados setores da economia.

4- Variáveis legais:Contexto de leis e normas legais que regulam, controlam, incentiva ou restringem o comportamento empresarial.

ex: legislação tributária, trabalhista, civil, comercial etc..

5- Variáveis sociais: Pressões sociais e influência do meio social e cultural. ex: tradição cultural, estrutura do orçamento familiar, importância da família, atitudes e ideias no trabalho, atitudes quanto ao dinheiro e poupança homogeneidade ou heterogeneidade das estruturas raciais e linguísticas do país. ex; moda.

6- Variáveis demográficas: Características da população: raça, religião distribuição geográfica, dist. por sexo, dist. por idade, tec.. – crescimento demográfico e desenvolvimento populacional.

7- Variáveis ecológicas: Quadro físico e material que rodeia externamente a empresa (tipos de clima, vegetação topografia, etc..).

Ambiente de tarefas:

Ambiente específico da empresa, interferência direta no funcionamento.

Fornece entrada de insumos ou informação, colocação ou distribuição: saídas de produtos ou serviços.

Setores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com