TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuiçoes Da Neurocienciências Na Aprendizagem Escolar

Exames: Contribuiçoes Da Neurocienciências Na Aprendizagem Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  789 Visualizações

Página 1 de 5

Contribuições da Neurociência à aprendizagem escolar na perspectiva da Educação Inclusiva

Resumo

Contribuições da Neurociência à aprendizagem escolar na perspectiva da Educação Inclusiva

Resumo

Profª Cláudia Regina Diniz Ferreira

Rosa Maria B. Oliveira

Contribuições da Neurociência à aprendizagem escolar na perspectiva da Educação Inclusiva

Resumo

Profª Cláudia Regina Diniz FerreIra

Mary Inês Marconatto Padovani

Contribuições da Neurociência à aprendizagem escolar na perspectiva da Educação Inclusiva

Os sistemas de ensino devem garantir acesso ao ensino regular aos educando com necessidades educacionais especiais, com qualidade e condições necessárias para todos, orientado pela política nacional de educação.

Os sistemas de ensino são orientados para garantir a esses alunos acesso ao ensino regular com transversalidade da modalidade de educação especial desde a Educação Infantil atè a Educação Especial, com atendimento especializado , formação de professores para que haja uma educação de qualidade e demais profissionais da Educação para a inclusão , com participação da família e da comunidade, com acessibilidade arquitetônica , nos transportes, nas mobílias, nas comunicações e informações.

O atendimento especializado a esses alunos deve ser realizado no horário inverso de sua aula, por professores especializados de preferência na própria escola.

Será que a formação profissional dos educadores permite esse desafio? Será que estão preparados para essa inclusão?

Como recebê-los na sala de aula com essa diversidade de alunos.

Segundo alguns autores e pesquisadores, o professor precisa compreender o uso do conceito, e conhecimentos renovados. Nos últimos anos os estudos de campo da Neurociência tem contribuído para entendermos essa diversidade cerebral.

O cérebro é por excelência o órgão onde se forma a cognição, é o órgão mais organizado do nosso organismo.

O professor utiliza rotineiramente estratégias pedagógicas no processo de ensino aprendizagem e embora atue na transformação neurológica ele desconhece como o cérebro e o sistema nervoso funciona na esfera educacional.

A aprendizagem e a memória ficam interligadas quando ativadas pelo processo de aprendizagem. , aulas práticas, exercícios físicos com envolvimento ativo dos participantes fazem associações entre experiências prévia com o entendimento atual.

Os estudantes precisam se sentir detentores das atividades que são relevantes para suas vidas.

A Neurociência cognitiva é a mais recentemente estabelecida, e provavelmente a mais importante. E hoje as escolas estão repletas de alunos com necessidades educacionais, são crianças atendidas por neuropediatras, psicólogos, fonaudiólogos.

Os professores devem começar imediatamente a explorar quais as formas mais indicadas de responder a toda essa revolução que dominará o cenário educacional no próximo milênio.

OS ato de aprender é um ato de praticidade cerebral, modulado por fatores intrínsecos ( genéticos ) e extrínsecos ( experiências ) .

As dificuldades de aprendizagem seriam resultados de algumas falhas intrínsecas ou extrínsecas, desse processo.

A importância da educação cognitiva no ato de aprender.

Foi afirmado por George Bush, no ano de 1990 que todos os esforços deveriam ser empregados para fortalecer a consciência do público a respeito dos benefícios decorrentes das pesquisas sobre o cérebro.

Na década do cérebro foi permitido saber mais sobre a cognição do que em todos os séculos anteriores e foi mais bem compreendido a relação nesse contexto funcional ente a estrutura neurológica e função psicológica e da complexidade da interação o sócio- cultural.

Cognição é o sinônimo de ato ou processo de conhecimento ou algo que é reconhecido através dele e funções cognitivas seriam o processo de adquirir algo que é conhecido através dele. É permitido pensar raciocinar e resolver problemas.

As funções principais cognitivas são atenção percepção, memória linguagem e funções executivas. E é daí que entendemos o comportamento exigido desde os mais simples até a situação de maior complexidade..

Aprender envolve a integridade neurológica e a presença de um contexto social facilitador. Desenvolver potencial de aprendizagem com programas de enriquecimento cognitivo é preciso que seja estimulado e treinado.

A escola do futuro deve e pode ensinar funções cognitivas que estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com