TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem Escolar E Construção De Significado

Exames: Aprendizagem Escolar E Construção De Significado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  2.609 Palavras (11 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 11

1- INTRODUÇÃO

Este texto tem por finalidade apresentar objetivos que estão levando professores a rever sua pratica. Em sala de aula os professores estão cada vez mais preocupados em atingir seus objetivos em reter a atenção dos alunos, com os conteúdos significativos, trabalhando, pensando em deixar suas aulas atualizadas, dinâmicas, com informações atuais, onde o aluno se interesse na pesquisa e no aprender, participando em debates em todas as atividades mostrando seu interesse, e assim o professor terá meios de conduzir este aluno com os conteúdos relacionados ao seu meio atual em assuntos que eles saibam questionar e assim também para que o professor conheça o aluno, que a matéria que esta sendo repassada seja para a sua vida e não somente para passar de ano, a valorização do lúdico e recursos didáticos e um repensar nas praticas pedagógicas sempre acrescentando melhorias para favorecer o aprendizado melhorando as relações entre educandos e educadores dando mais liberdade para diálogos, uma troca de informação entre si e o meio inserido assim formando sujeitos autônomos críticos e ser uma pessoa melhor em sua própria maneira.

2- APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO

A aprendizagem acontece quando conseguimos compreender o significado de um determinado assunto, pensando assim é importante lembrar que o ensino tradicional ensinava a decorar, e o aluno não atribuía significado nenhum, pois sabia que precisava decorar para tirar uma boa nota na prova, a tabuada é um exemplo de decorar sem saber simplesmente que a multiplicação é a soma de números iguais à aprendizagem só é significativa quando o aluno consegue associar os conteúdos ao que ele já conhece, é interessante instiga-lo sobre os conhecimentos adquiridos anteriormente, ou seja, que ele traz de casa, da igreja, ou qualquer outro lugar. Assim, acontece uma aprendizagem na sua totalidade. O aluno assimila aos conteúdos que ele já compreendeu e consegue relacionar, tornando cada vez mais rica e interessante a aprendizagem.

Outro fator importante para aprendizagem é que além dos conhecimentos adquiridos esse aluno precisa ter condições sociais, psicológicos muito incentivos da família e da equipe pedagógica da escola que deve sempre observar e, acima de tudo interesse em aprender, ele pode descobrir qual a maneira mais fácil de conseguir compreender, pois o aluno também é construtor do seu conhecimento.

O professor deve ter objetivos claros sobre o que espera do aluno, precisa conhecê-lo para poder fazer suas aulas significativas, interessantes, que o aluno sinta-se importante e com vontade de aprender e participar das aulas. Fazer uma reflexão profunda e critica do ensino aprendizagem é muito importante, pois tudo que já foi citado, também depende de cada ser na sua individualidade.

3- MAPA CONCEITUAL DAS TEORIAS

Teorias

Psicologia-Aspectos Conceituas Contribuições para o âmbito educacional

Teoria verbal significativa

Aprendizado com significado, novos conhecimentos, estrutura cognitivas assimilação organização armazenamento de informação. Muda o foco do ensino, modelo estímulo, muda para aprendizagem significativa, interação do novo conhecimento com o já existente.

Teoria da genética da aprendizagem Durante a vida serão vários os modos de organização dos significados, conhecimento gerado através de uma interação do sujeito com o meio. Para que ocorra a construção de um novo conhecimento é preciso que o contato assimilado passe por um processo para que o novo passe a se reorganizar.

Teoria sociocultural As mudanças que ocorrem em cada um de nos tem sua raiz na sociedade e na cultura o processo de desenvolvimento se da fora para dentro. A aprendizagem sempre inclui relações entre pessoas, pois não há um desenvolvimento pronto e previsto dentro de nos, ele se atualiza conforme o tempo passa e recebemos influencias externos sempre visando à autonomia do aluno.

Teoria das inteligências múltiplas Gardner, afirma que a inteligência apresenta-se de duas formas, algumas pessoas já nascem com determinada inteligência, a genética contribui que experiências vividas contribuem para o desenvolvimento de determinada inteligência. A educação deveria ser modelada de forma individualizada para atender a essas diferentes combinações de inteligências, educação centrada na individualidade, gerando melhor aproveitamento das capacidades intelectuais de cada um.

Teoria do condicionamento operante Consequência conceitos, comportamento, punição, reforço resposta, extinção estímulo. Considera que as consequência de um comportamento pode influenciar a probabilidade de este acontecer novamente qualquer acontecimento externo ou interno a um organismo susceptível deve ser captados pelos seus receptores.

4- AS CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS PARA A EDUCAÇÃO

No processo de aprendizagem não e apenas o conhecimento que esta sendo adquirido que tem importância, o conhecimento anterior também deve ser levado em conta, e é evidente que adultos tenha uma bagagem maior que a da criança, e dessa forma o processo de reestruturar informações torna-se mais complexa. A dificuldade deve-se ao fato de que para assimilar novos conhecimentos, normalmente é necessário abandonar ou modificar algumas coisa em nossas vidas e como sempre vivemos acomodados à mudança torna-se muito difícil.

Os conhecimentos prévios seriam os suportes em que o novo conhecimento se apoiaria. Esse processo, ele próprio designou de ancoragem. Essa ideia foi expressa pelo pesquisador na seguinte frase: “o fator isolado mais importante que influencia a aprendizagem é aquilo que o aprendiz já sabe. Averígue isso e ensine-o de acordo” (AUSUBEL, 1980).

A participação do aluno na construção de seu saber é uma ação imprescindível no processo ensino aprendizagem para esse momento histórico atual que cada indivíduo, deve ser inserido no contexto de seu aprendizado, tornando-se sujeito de sua historia e agente transformador de sua sociedade.

Para que o sistema educacional consiga progressão em sua meta é necessária que todos os educadores possam estar conhecendo as diversas teorias educacionais de acordo com cada período atual, podendo dessa forma se aperfeiçoar continuadamente oferecendo aos alunos aquilo que eles têm de melhor.

E uma alternativa para que alunos possam aprender através de estímulos diferenciados, desenvolvendo assim de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com