TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuiçoes De Alguns Teoricos

Monografias: Contribuiçoes De Alguns Teoricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  2.858 Palavras (12 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP/ Centro de Educação à distância

Curso de Pedagogia

Psicologia da Educação

CONTRIBUIÇÕES DE ALGUNS TEÓRICOS CLÁSSICOS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Prof.ª Maria Marciane Mores Nunes

Neste trabalhotemos como objetivo mostrar as contribuições de alguns teóricos clássicos da psicologia da educação, destacando suas as principais teorias: Freud,Piaget,Wallon,eVygotsky.

Por meio de pesquisa bibliográfica entendemos que Freud contribuiu com as fases do desenvolvimento, trabalhando o consciente e o inconsciente, desenvolveu o estudo da mente e dos nossos sonhos, lidou com o nosso psíquico. Já Piaget buscou entender o raciocínio infantil e as diferenças, estudouà inteligência em fases mostrando as habilidades, e capacidades.A Psicologia é uma área científica que tem contribuído nas mudanças ocorridas na sociedade devido ao grande volume de informações que estão se refletindo no ensino, exigindo desta forma, que a escola não seja uma mera transmissora de conhecimentos, mas que seja um ambiente estimulante que possibilite percorrer o conhecimento de maneira mais motivada, crítica e criativa, que proporcione um movimento de parceria, de trocas de experiências, no ato de aprender e desenvolver o pensamento crítico reflexivo de cada um afinal somos diferentes. Ao contrário de Vygotsky que abordava a dialética e prospectiva do indivíduo e da sociedade, com teorias que tem como foco a inclusão e a exclusão social e educacional. Seu trabalho foi totalmente voltado às crianças com necessidades especiais. Wallon trabalha com conceitos para a compreensão da afetividade, o processo de aprendizagem, lida com emoções, sentimentos e a interação do professor com o aluno no meio. Os teóricos clássicos citados tinham como finalidade contribuir com a ciência e a educação.

Sigmund Freud

Sigmund Freud (1865-1939) foi um médico vienense que alterou radicalmente o modo de pensar a vida psíquica. Sua contribuição é comparável à de Karl Max na compreensão dos processos históricos e sociais.

Estudou Medicina pelo desejo de contribuir com a humanidade, especializou-se em neurologia. Tratava de doenças nervosas como psicose, neurose, esquizofrenia e histeria, especialista em doenças mentais, usou muito em seus tratamentos a hipnose. Problematizava aquestão do excesso de moralidade e seus efeitos psicológicos humanos.

Podemos afirmar que, a teoria Freudiana problematizava não a moralidade, mas o excesso do recalque provocado pela própria moral. Freud falava sobre os desejos sexuais das crianças de serem sujeitas a desejos sexuais e esses desejos frequentemente eram os próprios pais daí a teoria do complexo de Édipo: em que o filho deseja a mãe. O teórico deixou um lugar de singular destaque para a sexualidade infantil, que em si não surgia na época da puberdade, ela já está presente na infância como uma preparação adulta.

Sigmund buscou relacionar a sexualidade com a educação com o intuito de focalizar a psicanálise. O pensamento Freudiano se encontra vivo até hoje justamente porque ele teve a coragem de levar para dentro dos círculos intelectual de uma Europa mergulhada na era vitoriana a questão da sexualidade em todos os seus sentidos principalmente cogitar a influência que os instintos sexuais atuam em nossos problemas, angustias, sonhos e comportamento. Até na própria educação e moralidade a teoria psicanalítica buscou formular interpretações, problematizando assim o excesso de poder e repreensão que o processo educacional atua nos indivíduos levantando a hipótese de várias histerias que acontecem em nossas civilizações estão ligadas ao tempo em que a criança está desenvolvendo um processo de aprendizagem e de interação social.

Freud foi considerado o pai da psicanálise, e fez o primeiro aparelho psíquico, com as divisões do inconsciente, pré-consciente, e consciente e logo após chegou á conclusão de outro aparelho psíquico: (O id, o ego, e o superego), o id funciona como o inconsciente, o ego e o consciente e o superego funciona como uma censura, ligadas as leis morais.

O pai da psicanálise dividiu o nosso desenvolvimento em fases, o que ele chama de fases da sexualidade humana que se diferencia pelos órgãos que sentira prazer e pelos objetos ou seres que dão prazer.

Essas fases se desenvolvem entre os primeiros meses de vida e aos cincos ou seis anos são ligados ao desenvolvimento do id, são eles:

• Fase oral: quando a criança coloca tudo na boca;

• Fase anal: produção individual fezes da criança;

• Fase fálica que diz que o nosso corpo nos dá prazer;

• Fase do período de latência: a um intervalo na vida sexual;

• Fase genital: quando descobrimos que o corpo de outra pessoa nos dá prazer, aprendemos em que fase da vida de cada indivíduo esta para receber informações e entender conforme o seu emocional.

Ao tratar sobre o tema sexualidade infantil Sigmund Freud defende que as crianças devem receber uma educação sexual assim que demonstrar interesse, que os professores devem abordar o seu conhecimento sem resumir-se a métodos pedagógicos, pois tais métodos trilham objetivos, resultados e metodologias uniformizando assim o aprendizado e não respeitam as estruturas inconscientes dos subjetivismos, o educador deve ser menos repreensor e aceitar que ao atuar em uma sala de aula ele vai encontrar diferentes subjetividades, um professor orientado psicanaliticamente orienta os seus alunos a se ocuparem em atividades intelectuais, estimulando assim o próprio processo de sublimação.

A psicanálise é de grande importância para a reflexão do conhecimento sobre a relação professor-aluno e a teoria de Freud contribuiu com a ciência do século XIX, com o conhecimento que abrangia o estudo do inconsciente, contrapõe os conceitos á realidade a formação cultural e a negação do que vivenciamos por meio de parâmetros pedagógicos processos inconscientes existentes na relação escola-sociedade, Freud foi autor de vários livros entre eles a interpretação dos sonhos, que fala sobre realizações e desejos.

A teoria de Freud pode ser aplicada ainda hoje na educação e preciso revê-las para entender como se processa o desenvolvimento do aluno, pois depende muito desse relacionamento dessa empatia e estabelecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com