TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle Da ação Empresarial

Exames: Controle Da ação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

Todo processo administrativo é um sistema cujo qual pode ser aberto e cíclico de planejamento, organização, direção e controle. Os quatro sistemas citados anteriormente são interligados entre si e buscam resultados mútuos para o desenvolvimento da empresa. O controle é uma função que está correlacionada nas de mais funções: planejamento, organização, direção ao qual repercute no controle da ação empresarial.

O controle tem por objetivo a verificação das atividades ou resultados se estão sendo alcançadas, pois dentro dessa verificação é possível ter os seguintes aspectos que são os objetivos, as medições, as comparações e as correções. Estes quatros aspectos tem por finalidade de assegurar os resultados daquilo que foi planejado anteriormente. Assim todo controle vai depender do grau de abrangência; que de acordo com os administradores é possível citar três níveis – o nível institucional, conhecido como controle estratégico – nível intermediário, também chamado de controle tático e o nível operacional que é o controle operacional.

O controle estratégico ou controle organizacional é a qual engloba todo aspecto de dimensão por tempo em longo prazo da empresa e suas principais características são os níveis de decisão, a dimensão de tempo e a sua abrangência. Cada empresa tem por critérios próprios o desenvolvimento estratégico ou ate mesmo padrões estratégicos definidos através de um planejamento que envolve diversos mecanismos para que os resultados, as correções e as ações preventivas sejam averiguados internamente ou externamente através de analise de informações fundamentadas por relatórios semestrais ou anuais. Alguns desses padrões são chamados de padrões de desempenho que é: padrões de qualidade, quantidade, tempo e custo.

Então apesar de ter todo um planejamento há longo prazo o controle estratégico é um sistema que dificulta o resultado por ser muito volátil. No momento em que o plano de nível institucional for traçado e repassado ao intermediário ou tático, ou seja, em médio prazo, ocasionando assim um desempenho mais fácil de ser atingido, pois passara a ser realizado em cada setor ou unidade da empresa que é baseado em métodos de mensuração que são relatórios ou dados estatísticos. Dentro do nível intermediário é possível ser encontrados alguns tipos de controles táticos que são chamados de controle orçamentário, o orçamento-programa, contabilidade de custo, que juntas darão uma dimensão aos níveis de resultados a serem atingidos com mais eficiência e clareza. Após passar pelo nível institucional, o intermediário, chegando ao um nível operacional cujo qual tem por finalidade de executar as tarefas assim propriamente ditas, pelas partes não administrativas da empresa.

O controle operacional requer resultados quase que imediatos, pois ele se obriga a controlar e avaliar o desempenho das operações realizadas no dia-a-dia e tomar decisões de correção imediatas ou até mesmo ações disciplinares.

É possível definir que o nível institucional estabelece objetivo, já o intermediário define plano para exercer ou executar por departamentos, e o operacional executa as tarefas através de controles individuais para cada operação bem como suas correções.

As competências são repertórios de comportamentos que algumas pessoas ou empresas dominamm melhor que outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com