TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coordenação de Programas e Procedimentos de Saúde e Segurança do Trabalho

Por:   •  7/9/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.573 Palavras (15 Páginas)  •  865 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1] 

Curso Técnico de Segurança do Trabalho

Coordenação de Programas e Procedimentos de Saúde e Segurança do Trabalho – UC 7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SA 1 – Situação de Aprendizagem 1

Esboço Gráfico (PGRA) e Parecer Técnico – PPRA- NR9

 

  

Alunos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

20 de Abril de 2022

Introdução

 

Atividades de negócios da empresa: a empresa Têxtil Roupas Ltda está há cinco anos no mercado, possui cerca de 2.000 funcionários. É especializada na confecção de peças e vestuários possuindo trajes masculinos, femininos e infantis. Essa atividade atende primeiramente as lojas e grifes especializada na revenda de artigos de vestuário.

Dentre as peças produzidas, roupas casuais: camisas, camisetas, blusas, saias, shorts, calções e bermudas; roupas formais: vestidos, calças, ternos, capas, blazers, paletós, coletes; agasalhos para climas frios e temperados: casacos, jaquetas, pulôveres, sobretudos; trajes de banho, como biquínis, maiôs e sungas; e confecção para recém-nascidos.

Os materiais podem variar entre tecidos de malha, lã, algodão, couro, seda e sintéticos. A principal marca da empresa são as estampas diversas e coloridas, tanto para o público feminino, masculino e infantil, que estão presentes na maioria dos modelos oferecidos, além de representar as coleções das estações, tem estampas inovadoas que tem feito bastante sucesso entre o público.

 

Maquinário da empresa

 

Máquinas de costura

Máquinas para cortar tecido

Máquinas de acabamento

Máquinas de estampas

 

Atualização do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

 

Visando a prevenção de riscos dos trabalhadores da empresa, recentemente implantado um departamento gestão da qualidade onde os processos e metodologias de trabalho são analisados criticamente com o objetivo de aprimoramento para alcançar a melhoria continua. Este sistema de gestão da qualidade abrange todas as áreas inclusive o Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Esse documento trata justamente dos processos que envolvem a Gestão de qualidade e o SESMT no que diz respeito ao PPRA significa Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

 

Ao seguir a Norma Regulamentadora 9, e cumpri-la com a execução do PPRA, a empresa evita acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, promove a qualidade de vida dos trabalhadores, trazendo conforto ao longo da jornada diária de trabalho.

 

Dessa forma, o documento a seguir trata de forma atualizada, sobre a NR – 9, PPRA e o PDCA. O PPRA trata de ações, iniciativas, projetos, técnicas e práticas que têm por finalidade tornar o ambiente de trabalho mais seguro para todos os colaboradores que ali estão, o que possui influência direta em seu desempenho a curto, médio e longo prazo. PPRA significa Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Ele foi criado a partir da Norma Regulamentadora (NR) 9, que dos riscos que se encontram no ambiente.

 

Norma Regulamentadora 9, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) está relacionado ao Programa de Prevenção de Riscos ambientais (PPRA). A NR-09 estabelece a obrigatoriedade do PPRA às empresas que exercem atividades consideradas de risco à saúde do trabalhador.

 

A empresa Têxtil Roupas Ltda teve que se enquadrar nas diretrizes da NR-09, antecipar,

reconhecer e também adequar os riscos ambientais possíveis, que houver no espaço de trabalho. A Norma Regulamentadora 9 estabelece que o PPRA possua os riscos relacionados aos agentes físicos, químicos e biológicos que constam no ambiente de trabalho. No caso da empresa Têxtil Roupas Ltda, os principais são os risocs relacionados aos agentes físicos. O programa tem como objetivo principal a tomada de ações para garantir a saúde, segurança e integridade dos trabalhadores no ambiente de trabalho nos locais em que haja a presença de riscos ambientais.

PLANO DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Formulário 1 - Aluno

Unidade Operacional:

Curso: Técnico em Segurança do Trabalho         Modalidade: EaD

Unidade(s) Curricular(es): COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS E PROCEDIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Unidade de Competência 3:

Executar ações prevencionistas em saúde, segurança e meio ambiente do trabalho de acordo com normas regulamentadoras, princípios de higiene ocupacional, responsabilidade social, sustentabilidade e promoção a saúde do trabalhador com ética profissional.

( ) Módulo Básico ( ) Módulo Introdutório ( x ) Módulo Específico 1

Estratégia da situação de aprendizagem: (x ) Situação-Problema ( ) Projeto ( ) Pesquisa ( ) Estudo de Caso

Título da situação de aprendizagem: Melhorando os programas de saúde e segurança do trabalho.

Descritivo da atividade desafiadora, contextualizada, com suas especificações técnicas:

Prezado Aluno!

A empresa Têxtil Roupas Ltda está a cinco anos no mercado, recentemente implantou um departamento gestão da qualidade onde os processos e metodologias de trabalho são analisadas criticamente com o objetivo de aprimoramento para alcançar a melhoria continua. Este sistema de gestão da qualidade abrange todas as áreas inclusive o Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) onde você trabalha e é o Técnico de Segurança do Trabalho recém contratado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (267.2 Kb)   docx (242.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com