TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corpos Rígidos

Por:   •  20/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 4

 [pic 1]                                                                                                 [pic 2]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS

CIÊNCIAS NATURAIS LICENCIATURA

PROJETO

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO      
  1. Ações culturais e artísticas

 Experimentos e atividades

  1. Título do projeto

 

CORPOS RÍGIDOS

  1. Professor (a) orientador (a)

 Prof.ª. MARIA DE FÁTIMA SALGADO

  1. Curso

CIÊNCIAS NATURAIS LICENCIATURA

  1. Disciplina

FÍSICA MECÂNICA

  1. Município de atuação do projeto

CAXIAS

  1.  EQUIPE DE TRABALHO 

Nome

Centro

Função no projeto

1

Weverton Lima Oliveira

CESC

Explanação teórica do conteúdo

2

CESC

3

CESS

3 ELEMENTOS DO PROJETO

Justificativa

 

O ensino de Ciências no 9º ano do Ensino Fundamental é visto, na maioria das vezes, como uma série de conhecimentos dotados de alto nível de dificuldade de compreensão por parte dos educandos, levando em conta tratar-se de conteúdos que envolvam as ciências exatas química e física.

Tratando-se do ensino de Física no ensino Fundamental, observa-se que quase sempre o ensino se dá de forma tradicional, restringindo-se a mera transmissão de conteúdos com o uso dos livros didáticos oferecidos na escola, causando desinteresse e dificuldades de compreensão pelos discentes. Além disso, o ensino, na maioria dos casos, ocorre de forma mecânica, com forte ênfase nas fórmulas e cálculos em detrimento da parte prática aplicável no cotidiano.

Dessa forma, é de fundamental importância trabalhar os conteúdos na sala de aula buscando a utilização de alternativas lúdicas que instigue, motive e estimule a curiosidade dos alunos como forma de facilitar o processo de aprendizagem.

O projeto propõe a trabalhar um conteúdo de física no 9º ano do ensino fundamental de forma lúdica e divertida, com a utilização de experimentos e atividades afim de atrair a atenção dos alunos e facilitar o processo de ensino-aprendizagem sobre a aplicação Física Mecânica no cotidiano.

Objetivos:

OBJETIVO GERAL

  • Explanar o conteúdo “Corpos rígidos” para o 9º ano do Ensino Fundamental fazendo uma associação da teoria com a prática através de aula expositiva e experimentos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Relacionar a teoria com a prática durante a exposição da aula sobre “corpos rígidos”.
  • Instigar o interesse dos alunos ao trabalhar com experimentação;
  • Propor a participação dos alunos durante a realização de um experimento dinâmico;
  • Questionar os alunos a respeito dos aspectos práticos elencados durante a realização dos experimentos.

Fundamentação Teórica:

Segundo a física mecânica um corpo rígido pode ser considerado como um sistema de partículas cujas posições relativas são fixas, ou, em outras palavras, em que a distância entre duas partículas quaisquer é constante. Esses corpos reais não são estritamente rígidos pelo contrário podem ser deformadas (esticados, comprimidos ou curvados) quando submetidos a forças externas.

Observando um pião girar, considera-se o movimento de translação exercido a partir de uma força externa aplicada sobre o corpo rígido ,que se desloca de tal forma  que  se passa como se todas as forças estivessem atuando sobre o centro de massa e  quando a mesma  é aplicada a objetos de massas diferentes, observam-se acelerações diferentes

Uma das grandes dificuldades no ensino da dinâmica do corpo rígido está na aplicação das teorias desenvolvidas. Existem muitos exemplos e exercícios com aplicações dos conceitos relacionados ao estudo do CR, como o do momento de inércia, momento angular, torque de uma força, além da Lei da conservação do momento angular, a clássica Lei da conservação da energia mecânica, a Segunda Lei de Newton aplicada ao centro de massa (CM) do CR e o teorema do impulso de uma força, que pode gerar rotação do CR em torno de seu CM.

O bom senso mostra que as aulas de física, ou ciências, em qualquer nível de formação, devem não só contemplar a teoria acompanhada com resolução de exercícios, como também a demonstração de alguns experimentos para que o aluno possa “visualizar” o que foi abordado e, assim, assimilar de maneira mais completa o tema estudado.

 A maioria das escolas públicas e privadas de nível médio não possui laboratórios e grande parte das Instituições de Ensino Superior mantém uma rotina de aulas práticas em seus laboratórios que não acompanham, em termos de conteúdo e abordagem, o assunto estudado nas aulas teóricas, pelo menos concomitantemente, por isso a importância do uso de experimento em sala de aula.

 

Metodologia:

O projeto será executado conforme os seguintes procedimentos metodológicos:

  • Introdução do conteúdo corpos rígidos através de aula expositiva oral e recursos visual.
  • Simultaneamente à explanação do conteúdo, será apresentado o experimento “Equilíbrio e dinâmica do corpo rígido e centro de gravidade”, fazendo uma associação com a teoria.
  • Para finalizar, será proposto que os alunos participam de uma dinâmica, que consiste em realizar o experimento de equilíbrio estático com a utilização somente dos próprios corpos, ilustrando de forma divertida o centro da gravidade do corpo humano e observar a movimentação dos corpos rígidos por meio de um giroscópio.

Resultados Esperados das Ações Propostas  

Espera-se que alunos consigam compreender o assunto proposto de forma divertida e que eles consigam associar a teoria aplicada na prática cotidiana.

Ao final do projeto espera-se que os alunos consigam responder os questionamentos proposto, demostrando entendimento no assunto repassado.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 2018

ETAPAS

09/03

16/03

20/04

12/04

17/04

25/04

Revisão de literatura

X

Elaboração Projeto

X

Adesão dos materiais para o experimento.

X

Confecção de slides para apresentação teórica do conteúdo.

X

Apresentação do projeto em sala de aula.

X

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (432.4 Kb)   docx (118.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com