TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CORRENTES FILOSOFICAS

Dissertações: CORRENTES FILOSOFICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 3

POSITIVISMO

1-O positivismo é uma corrente filosófica surgida na primeira metade do século XIX. Foi fundado por Augusto Comte em contraposição às ideias que nortearam a Revolução Francesa no século XVIII. A doutrina de Comte parte do pressuposto de que a sociedade humana é regulada por leis naturais, invariáveis, que independem da vontade e da ação humana. Para ele, as leis que regulam o funcionamento da vida social, econômica e política são do mesmo tipo que as leis naturais, logo, o que predomina na sociedade é uma organização semelhante à da natureza.

A matriz positivista terá um importante papel na legitimação do profissional de Serviço Social brasileiro, na medida em que amplia os referenciais técnicos para a profissão. Iamamoto (1998) chama esse processo de “arranjo teórico-doutrinário”, que se caracteriza pela junção do discurso humanista-cristão, vindo do neotomismo com o suporte técnico científico na teoria social positivista.

DIALETICA

2-A dialética materialista analisa a história do ponto de vista dos processos econômicos e sociais e a divide em quatro momentos: Antiguidade, feudalismo, capitalismo e socialismo. Cada um dos três primeiros é superado por uma contradição interna chamada “germe da destruição”. A contradição da Antiguidade é a escravidão; do feudalismo, os servos; e do capitalismo, o proletariado. O socialismo seria a síntese final, em que a história cumpre seu desenvolvimento dialético. A filosofia marxista vai além da interpretação materialista da natureza e aplica o materialismo também à vida social.

O materialismo dialético torna-se, então, um método de análise da realidade, de acordo com o qual tudo se desenvolve e se transforma. Os homens não se limitam a contemplar o mundo, mas exercem influência sobre o mesmo e o modificam. Procuram a ideia, a consciência na própria realidade..

A presença do materialismo histórico dialético no Serviço Social se dá a partir do inícioda década de 1960, quando alguns grupos de Assistentes Sociais passam a questionar o Serviço Social quanto à sua natureza e operacionalidade e partem para uma análise crítica da sociedade. Estes grupos de profissionais começam a rever as posições tradicionais do Serviço Social, questionando a prática e o posicionamento político dos profissionais, tornando explícita a análise da dimensão política da prática profissional. Este grupo passa a se posicionar na defesa da classe trabalhadora, não considerando mais a sociedade como um todo harmônico, mas, sim, como uma realidade onde estão presentes interesses antagônicos

FENOMENOLOGIA

É uma ciência que se ocupa da descrição e classificação dos fenômenos. O principal autor dessa teoria é Husserl (1859-1938) que exerceu grande influência na filosofia contemporânea. Fenomenologia significa estudo dos fenômenos, ciência dos fenômenos. A fenomenologia de Husserl germinou durante a crise do subjetivismo e do irracionalismo, no final do século XIX, início do século XX.

A fenomenologia introduz a visão existencial no trabalho social proporcionando a aplicação da teoria psicossocial. Na fenomenologia, o Serviço Social se realiza através da intervenção social ou tratamento social. Trata-se de um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com