TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidado com as conseqüências não intencionais da edição do genoma

Por:   •  16/4/2019  •  Abstract  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

Ninguém deu a “luz verde para bebês projetados”, apesar do que algumas reportagens do relatório do Nuffield Council on Bioethics sobre edição de genoma sugeriram. Ainda é ilegal usar embriões geneticamente modificados em tratamento no Reino Unido.

Não só a mudança legislativa está a muitos anos de distância, mas quaisquer novas regras regulam estritamente e limitam o uso da edição do genoma. O objetivo do relatório Nuffield é "abrir a porta" para nada mais que um debate público informado.

A edição de genoma - na qual “tesouras” moleculares são usadas para “cortar e colar” o DNA humano, às vezes removendo DNA indesejado e às vezes substituindo-o - tem muitos usos possíveis, mas suas implicações para a reprodução humana são extraordinárias. Se o genoma de um embrião pudesse ser editado in vitro, os pais poderiam moldar a herança genética de seus descendentes, adicionando características desejáveis ​​e excluindo os indesejáveis.

As alterações feitas no genoma de um embrião serão passadas para as gerações futuras. Isso leva a duas preocupações. Primeiro, algumas pessoas estão preocupadas que a edição do genoma tenha o potencial de reduzir a diversidade, editando condições como a síndrome de Down. Segundo, uma variante genética que diminui o risco de uma condição ocasionalmente aumentará o risco de outra. Em camundongos, um gene que protegia contra o câncer foi encontrado inesperadamente para causar envelhecimento prematuro.

O relatório Nuffield identifica duas condições para a permissibilidade moral da edição do genoma. Primeiro, deve assegurar o bem-estar do futuro filho e, segundo, deve ser consistente com a justiça social e a solidariedade, e não deve aumentar a desvantagem, a discriminação ou a divisão. O relatório também recomenda mais pesquisas; um debate público amplo e inclusivo e o estabelecimento de um órgão independente para promover o diálogo sobre tecnologias genômicas.

Na prática, onde os possíveis pais correm o risco de transmitir uma condição genética séria à sua prole, o diagnóstico genético pré-implantação será quase sempre tão eficaz, mais barato e menos arriscado do que a edição do genoma. Há, no entanto, alguns casos raros (um dos pais com duas cópias do gene de Huntington, por exemplo) em que a edição do genoma pode, pela primeira vez, permitir que um casal tenha um filho geneticamente relacionado e não afetado.

É claro que, como acontece com todas essas tecnologias, o progresso é impossível, a menos que alguém seja o primeiro. Em algum momento, a evidência pode estabelecer que a edição do genoma é segura o suficiente para contemplar a mudança do banco para a beira do leito. Nesse cálculo de risco-benefício, o bem potencial que a edição do genoma poderia fazer teria que ser pesado contra o risco de consequências não intencionais. Portanto, pode ser mais fácil justificar para futuros pais que não podem engravidar do que para pessoas que querem impulsionar o sistema imunológico de seus filhos ou melhorar suas capacidades.

A preocupação do relatório Nuffield Council pela justiça social e solidariedade pretende captar a ideia de que a edição do genoma poderia ter um impacto além das famílias individuais. Se mais deficiências forem removidas, isso pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com