TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura

Monografias: Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 5

Cultura

Natureza da Cultura

O termo cultura (colere, cultivar ou instruir; cultus, cultivo, instrução) apresenta vários conceitos formados no campo da antropologia, no entanto, é usado em diversas ciências como a história, agronomia, artes, literatura etc, embora utilizem o termo com outras intensões.

Vemos a palavra cultura algumas vezes sendo usada como um índice de desenvolvimento humano, ou seja, sendo usada para julgar um indivíduo “culto” ou “inculto”, baseando-se apenas no conhecimento intelectual ou artístico de cada pessoa. Em contrapartida a Antropologia não utiliza o termo cultura dessa forma, pois segundo conceitos antropológicos a cultura está presente em qualquer sociedade, seja ela simples ou complexa, e nenhuma é superior à outra, são apenas diferentes. A partir disso podemos avaliar alguns conceitos que foram formados na antropologia para definir de outra forma o termo cultura.

Conceito de Cultura

Para entendermos melhor o termo cultura segundo a antropologia, veremos a seguir, alguns conceitos deixados por antropólogos.

- Felix M. Keesing (1958), a cultura é “comportamento cultivado, ou seja, a totalidade da experiência adquirida e acumulada pelo homem e transmitida socialmente, ou ainda, o comportamento adquirido por aprendizado social” (1961: 49)

- Kroeber e Kluckhohn (1952), em Culture: a critical review of concepts and definitions, referem-se à cultura como “uma abstração do comportamento concreto, mas em si própria não é comportamento” (1952:19)

- Edward B. Tylor (1871) que foi o primeiro a formular um conceito de cultura, em sua obra Cultura primitiva. Ele propôs: “Cultura... é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade” (In Kahn, 1975:29).

- Leslie A. White afirma que, a cultura deve ser vista não como comportamento, mas em si mesma, ou seja, fora do organismo humano, em O conceito de cultura, ele diferencia cultura de comportamento que para ele são:

- Comportamento: “ quando as coisas e acontecimentos dependentes de simbolização são considerados e interpretados face à sua relação com organismos humanos, isto é, em um contexto somático” – relativo ao organismo humano;

- Cultura: “ quando as coisas e acontecimentos dependentes de simbolização são considerados e interpretados num contexto extra somático, isto é, face à relação que têm entre si, ao invés de com os organismos humanos”- independente do organismo humano.

Vimos então que cultura pode ter vários sentidos segundo a avaliação de cada um, pois vimos que, para alguns com Felix M. Keesing e G.M. Foster a cultura consista no comportamento de cada individuo. Enquanto Para outros, como Kroeber e Kluckhohn a cultura deve ser vista como uma abstração do comportamento, e não como comportamento. E ainda vemos outros que consideram a cultura como ideias.

Leslie A. White afirma que qualquer item- conceito, crença, ato objeto- deve ser considerado um elemento da cultura, desde que haja simbolização e seja analisado num contexto extra somático e ainda nos traz uma classificação das coisas e acontecimentos que constituem a cultura:

a) Intra orgânica: dentro de organismos humanos( conceitos, crenças, emoções e atitudes);

b) Interorgânica: dentro dos processos de interação social entre os seres humanos;

c) Extra orgânica: dentro de objetos materiais( machados, fábricas, ferrovias, vasos de cerâmica) situados fora de organismos humanos, mas dentro dos padrões de interação social entre eles.

Dentro do conceito de cultura, vemos ainda conceitos formados por antropólogos de:

- Complexos culturais, que consistem no conjunto de traços ou num grupo de traços associados, formando um todo funcional, ou ainda um grupo de características culturas interligadas, encontrado em uma área cultural;

- Padrões culturais que segundo Herskovits são, “ os contornos adquiridos pelos elementos de uma cultura, as coincidências dos padrões individuais de conduta, manifestos pelos membros de uma sociedade, que dão ao modo de vida essa coerência, continuidade e forma diferenciada”. E podem ter dois significados complementares:

a) Forma: quando diz respeito às características dos elementos

b) Psicológico: quando se refere à conduta das pessoas.

- Configuração cultural,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com