TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura

Seminário: Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Seminário  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 4

Cultura

Cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana, engloba conhecimentos, ideias, costumes, moral, leis, tudo adquirido a partir do convívio social.

Possui componentes tangíveis, como a cultura material, que são os objetos que formam a sociedade, e os componentes intangíveis, que são os símbolos, as linguagens, as crenças, os valores e as normas. Podemos identificar todos esses componentes culturais no texto 02, onde o chinês tendo todos os traços físicos americanos, tem sua concepção de mundo baseado na cultura chinesa. Percebemos que realmente a nossa concepção de mundo é baseada na nossa cultura, e que ela diverge em cada sociedade.

Os símbolos são coisas utilizadas para representar outras, podendo ser por meio de objetos, gestos ou palavras escritas ou faladas, e servem para facilitar a comunicação. São essenciais para a existência da cultura. A linguagem é o mais importante conjunto de símbolos, é ela que diferencia os seres humanos dos outros animais, ela possibilita que os outros elementos da cultura sejam passados de geração para geração. As crenças são verdades aceitas em uma sociedade, são determinadas de acordo com a cultura do lugar em que vivemos e o grupo social que frequentamos. Os valores são concepções compartilhadas por membros de um grupo social sobre o que é importante e diferem de uma sociedade para outra. São eles que determinam o que é bom ou ruim, feio ou bonito, moral ou imoral. São ensinados pelas pessoas do nosso convívio social desde cedo, e são esses valores que formam a nossa personalidade. Percebemos esses valores no texto 01, no segundo parágrafo da carta-resposta, onde os valores aprendidos nas escolas do Norte, não são os mesmos ensinados na comunidade indígena, ou seja, cada sociedade tem sua concepção de valores, o que é importante para uma, pode não fazer diferença alguma para outra. Normas são padrões, regras e expectativas de comportamento estabelecidos pela sociedade. Elas especificam como as pessoas devem agir nas situações sociais em que vivem. Existem dois tipos de normas: folkways, que são normas que ao serem desobedecidas geram apenas uma censura, e mores, que são normas que se baseiam em ideias sustentadas por uma cultura e ao serem desobedecidas geram punições mais severas.

Podemos considerar como uma das principais características da cultura a sua constante mudança, pois seus componentes vêm se modificando à medida que o tempo passa.

A cultura proporciona elementos capazes de suprir as necessidades de se vestir, de se comunicar, de produzir artefatos e utensílios, de comer, beber. Essas práticas são denominadas universais de cultura.

Não somente os universais de cultura variam de uma sociedade para outra, mas também dentro de uma sociedade. Essa mudança cultural decorre de dois processos: de inovação e de difusão. Inovação é o processo de introdução de uma nova ideia por meio de descobertas ou invenções e a difusão é a expansão de traços culturais de uma sociedade para outra.

Devido a cultura não ser uniforme, existe a diversidade cultural. Raramente encontramos uma sociedade em que todos os membros compartilhem dos mesmos padrões culturais, devido a esse fato, são formados grupos que compartilham muito dos padrões da sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com