TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura

Dissertações: Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4

1 – Os grandes sociólogos estruturavam a sociedade e suas vertentes, como os fenômenos sociais, analisando o homem para compreender as diferentes sociedades e culturas, dependendo do sociólogo estudavam o positivismo, também as instituições com classe sociais, comunidade e poder e alem dos problemas sociais que influem na sociedade. O organicismo positivista representa uma tendência do pensamento que constrói sua visão do mundo orgânico e idealista e a interpretação do mundo natural no exame dos fenômenos sociais.

A teoria do conflito confere a sociologia uma nova dimensão da realidade, obtendo resultados de grande importância em outras áreas. O formalismo define a sociologia como um estudo das formas sociais, legou a sociologia um detalhado estudo sobre os acontecimentos e as relações sociais. Behaviorismo social se dividiu em três grandes ramos, behaviorismo pluralista, interacionismo simbólico e teoria de ação social e legaram a sociologia preciosas contribuições metodológicas. O funcionalismo o pensamento sociólogo integrada por dois importantes ramos: o macrofuncionalismo devido do organicismo sociológico e da antropologia e o macrofuncionalismo inspirado nas teorias da escola psicológica da Gestalt e no positivismo.

O positivismo é uma linha teórica da sociologia, que pregava a cientifização do pensamento e do estudo humano, viando a obtenção de resultados claros, objetivos e completamente claros. Os pensadores tinham como objetivo os maiores ensinamentos e a busca incessante de fatos históricos e suas provocações empíricas. A corrente do pensamento sociológico teve fortes influencias no Brasil, sua representação máxima foi o emprego da frase positivista “Ordem e Progresso”, extraída da formula máxima do positivismo: “ O amor por principio, a ordem por base, o progresso por fim, em plena bandeira brasileira. A frase tende a passar a imagem de qual cada coisa em seu devido lugar seria o melhor caminho para a perfeita orientação ética da vida social.

2 – O socialismo marxista se constitui de uma clara reação voltada a nova realidade implantada pelo capitalismo e principalmente as questões de exploração. Marx e Engels assinalam nas brilhantes idéias, concentrando suas idéias em Saint - Simon, Owen e Fourier. Para eles as idéias existentes nesse socialismo eram ligadas ao desenvolvimento do capitalismo. Elaborando assim uma critica a sociedade burguesa queixando de apresentar meios de transformações na sociedade. A teoria social marxista não se limitou a ligar política, filosofia e economia e sim ao estabelecer uma ligação entre teoria e pratica, ou seja, para eles era na pratica que se mostrava a verdade da teoria. A realidade social devia se converter em política para a transformação da sociedade.

Devido a teoria bastante avançada com relação ao capitalismo que influenciava na sociedade, vários estudiosos buscaram formular e classificar os diferentes tipos de relações sociais que ocorrem em toda sociedade, independente do tempo e lugar, o que de certa forma desvincularam as relações humanas de sua realidade histórica, viva e concreta, produzindo conceitos artificiais. A profissionalização da sociologia, orientada para legitimar os interesses dominantes, constituiu campo fértil para uma classe média intelectualizada ascender socialmente.

3 – O Capitalismo baseia-se na propriedade privada dos meios de produção. Isso quer dizer que à partir da Revolução Industrial, só quem possui capital, só quem o acumulou durante séculos, só uma classe, exclusivamente a burguesia, é a proprietária dos meios de produção. No capitalismo, o único objetivo da produção é o lucro, e não a necessidade. Esse fato pode ocorrer duas conseqüências: uma é que a capacidade humana de dominar e transformar a natureza aumenta; a outra conseqüência é a superprodução. Entenda-se que o aumento da oferta pode levar à queda do preço das mercadorias. Nesse caso, pode haver queda da taxa de lucro, e se isso ocorrer, inicia-se a crise.

Os modos de produção são formados pelo conjunto das forças produtivas e pelo conjunto das relações de produção, na sua interação, num certo estádio de desenvolvimento. Simultaneamente designam as condições técnicas e sociais que constituem a estrutura de um processo historicamente determinado. Os homens ao produzirem bens materiais criam, com isso mesmo um regime para a sua vida. Para o profissional em serviço social compreender o modo de produção é de suma importância, pois o mesmo atuara em diversos pontos, a força produtiva não tem base o suficiente para desenvolver atividades e de organização.

É importante compreender que necessita de certa atuação de um profissional nas condições de vida das pessoas que moram nos países afetados pelo capitalismo, pois geram desigualdades sociais, desemprego, falta de moradia, etc., buscando um nivelamento mais equilibrado entre as pessoas de baixa renda e a burguesia.

4 – Através da cultura o homem superou suas limitações orgânicas e vem evoluindo através do equipamento biológico relativo. As mudanças culturais também se processam na forma como os homens produzem suas condições de vida através do trabalho, da mesma forma que é importante para a humanidade a compreensão das diferenças entre os povos de culturas diferentes.

A cultura influencia diretamente na opinião político social, no desenvolvimento de idéias e espaços onde o embate com a pobreza e a situação real do pais modifica opiniões, levando o assistente social a refletir e a confrontar com mandatos institucionais, a procurar tentativas de traduzir praticas profissionais, posições criticas e anseios de contribuírem com as mudanças sociais. A política social no capitalismo concretiza-se nas lutas de classe, decorrentes da mobilização da classe operária trabalhadora.

O serviço social tem um papel fundamental para a sociedade visando capacitar o indivíduo, proporcionando-lhe meios necessários à resolução da situação-social problema, tendo em conta com a singularidade de cada situação, o que se traduzirá num "funcionamento social" adequado. Para atingir estes objetivos deve-se recorrer a processos e técnicas através dos quais é possível estabelecer planos de intervenção, no entanto, o Serviço Social não tem uma teoria específica, tendo como idéia principal a adaptação e conscientização da sociedade no intuito de atender todas as realidades impostas, evitando assim,que o serviço social se torne uma entidade isolada.

...

Baixar como  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »