TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Condução

Seminário: Cultura Condução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Seminário  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 5

7.Condução da cultura

7.1 Manejo de pragas: A praga mais importante no país é o Bicho Mineiro sillas (Perileucopteracoffeella), seguindo-se a Broca (Hipothenemushampei) e os nematóides(Meloidogyneincognita, M. exigua e M. paranaensis). Em segundo plano situam-se pragas mais ocasionais, como os ácaros, as cochonilhas, a mosca das raízes, as cigarras e as lagartas. As condições mais comuns associadas à gravidade de pragas na cafeicultura brasileira são:

Clima seco – baixa umidade, alta insolação e altas temperaturas – problemas com bicho mineiro e ácaros;

Lavouras adensadas, sombreadas ou em faces sombrias – problemas com a broca;

Lavouras de café conillon (robusta), em áreas quentes – problemas com a broca;

Lavouras novas ou em espaçamento abertos – problemas com bicho mineiro e ácaros;

Lavouras implantadas em áreas de solos de arenito, principalmente em área antes com café – problemas com nematóides e cochonilhas de raízes;

Lavouras em áreas com matéria orgânica e zonas frias –problemas com mosca das raízes;

Áreas próximas a matas – problemas com cigarras.

As pragas e seu métodos de controle:

BICHO MINEIROPerileucopteracoffeella sillas

CONTROLE: O controle pode ser cultural, biológico ou químico.

Controle cultural: É feito através de capinas oportunas, adubação racional,conservação do solo, espaçamentos adequados e uso racional de fungicidas cúpricos.

Controle biológico: Feito através de inimigos naturais do bicho mineiro: parasitas e predadores. Os parasitas proporcionam um controle do bicho mineiro entre 18 e 35%. Os predadores são vespas e controlam o bicho mineiro entre 33 e 69%.

Controle químico: Pode ser realizado através de dois sistemas básicos:pulverização foliar e aplicação via solo.

a) Pulverização foliar: Uso de produtos inseticidas organo-fosforados, carbamatos,derivados de uréia, piretróides ou suas misturas.

b) Aplicação via solo: Uso de produtos organofosforados ou carbamatos,formulados em grânulos e incorporados ao solo.

BROCA DO CAFÉ Hypothenemushampei Sillas

Controle: Uma colheita bem feita sem deixar frutos no chão e na árvore ajuda no controle. O controle químico é feito através de duas ou três pulverizações, com intervalos de vinte dias. Os inseticidas devem ser aplicados no período de “trânsito” da broca, ou seja, na época em que as fêmeas abandonam os frutos remanescentes da safra anterior para atacar os frutos da nova safra. Isto ocorre geralmente entre novembro e janeiro.

LAGARTAS

CONTROLE:das lagartas pode ser feito através de inseticidas químicos ou inseticidas biológicos como o Bacillusthuringiencis(Dipel PM: 250- 500 g/ha) e mais comumente através de inseticidas piretróides usados nas mesmas dosagens recomendadas para o controle do bicho mineiro. O controle deve ser praticado somente nos casos de ataque significativo ou em focos, pois em ataques leves o controle natural é suficiente para manter a praga em equilíbrio.

COCHONILHA DA RAIZ Dysmicoccuscryptus sillas

CONTROLE: O melhor controle é feito através do uso de fosfina (Gastoxin, Phostec), colocado ao redor do tronco das plantas, a 20 cm de profundidade, por meio de um cano de ½ polegada. Como o produto é fumigante, deverá ser aplicado na época da seca. O controle também poderá ser feito através de inseticidas granulados sistêmicos indicados para o controle do bicho mineiro, nas dosagens superiores, aplicado durante o período chuvoso. Também poderão ser usados inseticidas sistêmicos líquidos diluídos em água e aplicados sob a saia dos cafeeiros.

CIGARRAS

O controle químico é o mais eficiente. Deve ser feito através do uso de inseticidas líquidos ou granulados sistêmicos de solo, como foi recomendado para o controle da cochonilha da raiz. A época da aplicação é muito importante para o sucesso do controle. Para as espécies do gênero Quesada controlar de setembro até dezembro.

ÁCAROS

CONTROLE:Para o ácaro vermelho podem ser usados acaricidas específicos ou inseticidas comumente usados contra o bicho mineiro. Para o ácaro branco o produto mais usado é o endosulfan. Fazer uma aplicação no início do ataque e repetir, se necessário vinte a trinta dias após. Para o ácaro da leprose são indicados acaricidas usados para a mesma praga em citrus. Duas ou três aplicações são necessárias, de novembro a março devendo-se usar pulverizações em alto volume.

7.2 MANEJO DE DOENÇAS sillas

Nas condições da cafeicultura brasileira a doença mais grave é a ferrugem, causada pelo fundo Hemileiavastatrix, em seguida vem acercosporiose (Cescosporacoffeicola)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com