TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Da Beterraba

Trabalho Escolar: Cultura Da Beterraba. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  4.250 Palavras (17 Páginas)  •  2.228 Visualizações

Página 1 de 17

1.0 Introdução

1.1 - Importância

Temos dois pontos principais que expressão a importância da Beterraba como alimento e fonte economica. São eles: Economicos e Nutricionais.

Em geral, a cultura das hortaliças, pelo alto valor que alcança no mercado, é uma exploração agrícola compensadora. As introduções de novas e excelentes variedades de hortaliças juntamente com modernas técnicas de plantio ajudam no combate as pragas e proporcionam manejo adequado na colheita e na embalagem do produto, assim se assegura um sucesso certo e rápido para os produtores dessas culturas.

Do ponto de vista Economico, que tem como base a produtividade, no Brasil a produtividade média é de 30 a 40 toneladas de raízes tuberosas por hectare, sendo que os maiores produtores são os estados de: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Do ponto de vista nutricional as beterrabas apresentam quantidades de ferro, vitamina C e potássio, tudo isso faz da dela este alimento útil na normalização da tensão arterial. Também contém fibras solúveis, os carotenóides e flavonóides, que ajudam a baixar os níveis de colesterol total e LDL. Essa propriedade antioxidante dos carotenóides e dos flavonóides protege igualmente a ocorrência de ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais. Acredita-se que as beterrabas fortalecem o sistema imunitário, estimulando o fígado, os rins, a vesícula e o intestino, ajudando no metabolismo do corpo humano.

 Valor nutricional de 100g de beterraba crua:

 48,9 calorias

 9 g de hidratos de carbono

 3 g de proteínas

 0,1 g de lípidos (gorduras)

 32 mg de cálcio

 40 mg de fósforo

 2,5 mg de ferro

 351 mg de potássio

 150 µg de ácido fólico

 5 mg de vitamina C

 2 g de fibras.

1.2 – Taxonomia, Origem e Domesticação

A beterraba (género Beta L.) é uma planta herbácea da família das Quenopodiáceas,

Originária de regiões europeias e norte-africanas, onde predomina o clima temperado. Acredita-se que a beterraba, inicialmente, tenha sido utilizada na alimentação como uma hortaliça de folha, mas após o ano de 1500 d.C. passou a se a utilizar a raiz de reserva. A beterraba açucareira começou a ser cultivada no inicio do século XVII, originando se de uma população de beterrabas forrageiras. Hoje se produz a beterraba de mesa, destinada a alimentação, pois é explorada sua porção carnuda da raiz e, algumas vezes, as folhas.

Até sua fase final de crescimento, a parte que se localiza acima do solo, é formada por um tufo de folhas com 30 a 40 cm de altura, já sua parte comestível se localiza abaixo da superfície do solo, sendo uma área tuberosa em formato globular. Sua coloração varia do vermelho ao roxo, sendo que a parte aérea, folhas e um pequeno caule, encontram se na cor esverdeada. O sistema radicular da planta é pivotante, ou seja, possui um pivô central que atinge profundidade de 60 cm, apresentando poucas ramificações laterais.

1.3 – Distribuição e área

Não se tem datas específicas do ato da introdução da beterraba no Brasil, porém seu cultivo começa a ser notado e intensificado com a imigração dos europeus e asiáticos. Nas ultimas décadas, sua área cultivada teve grande aumento, principalmente no sudeste do país. No país são cultivados no total 18 mil hectares.

Do total de propriedades produtoras de beterraba no Brasil, cerca de 45% estão localizadas com maior predominância nas regiões de São José do Rio Pardo, Piedade e Ibiúna no estado de São Paulo; e São Gotardo, Madre de Deus e Carandaí, no estado de Minas Gerais, região sudeste. Outros 35% estão localizados na região sul, especialmente nos cinturões verdes das grandes capitais, como Curitiba e Porto Alegre. Estas regiões são responsáveis por uma produção de 250.000 ton. a 300.000 ton./ano.

2.0 Crescimento e Desenvolvimento

2.1 – Exigências Climáticas

Uma temperatura baixa ou amena seria ideal para o desenvolvimento da beterraba, temperaturas, entre 10 e 20 graus, pois possuem grande resistência a geadas e frio intenso. Geralmente em Minas Gerais e São Paulo a hortaliça é plantada durante o outono-inverno, já na região sul pode ser plantado o ano todo, inclusive no verão. O ciclo varia de 60 dias no verão e até cem dias no inverno, dependendo da cultivar e do modo de plantio.

A beterraba pode ser semeada o ano todo em áreas com altitude acima de 800 metros. De 400 a 800 metros, o cultivo é indicado entre os meses de fevereiro e junho. Abaixo de 400 metros, o melhor período para a plantação é de abril a junho. A semeadura pode se tornar mais difícil nos meses quentes e chuvosos.

Quando a planta se desenvolve numa faixa de temperatura de 16ºC a 20ºC, a porção comestível é de melhor qualidade e a espessura das folhas é maior. Quando a beterraba é plantada sob temperaturas elevadas, ocorre destruição das folhas por manifestação de fungos, há também uma má coloração interna com anéis claros e o sabor é afetado, tornando-se menos doce.

2.2 – Fenologia – Estágios da Planta

A beterraba é propagada por sementes, tendo 100% de germinação. A fase vegetativa é marcada pela formação de um tufo de folhas, em volta de um curto caule, com 30 a 40 cm de altura, em forma de roseta e geralmente na cor esverdeada. Nessa fase também são formadas as raízes de reserva que podem alcançar de 4 ou mais de 15 cm de diâmetro.

Na fase reprodutiva, a haste floral aumenta, chegando a 1,5 m de comprimento, apresentando flores pequenas e esverdeadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com