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Cultura Dos Violeiros

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Por:   •  29/11/2014  •  2.563 Palavras (11 Páginas)  •  238 Visualizações

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A CULTURA POPULAR DOS VIOLEIROS NO MUNICIPIO DE IGUATU CEARÁ

Camila Machado Pinheiro

Daniela Ferreira da Costa

Francisca Vannagila Lemos Oliveira

RESUMO

Neste presente Artigo fizemos um pequeno estudo sobre uma das expressões da cultura popu-larnordestina que é o Repente, especificamente na cidade de Iguatu, Estado do Ceará. O Re-pente, que também é conhecido como desafio é uma tradição folclórica brasileira que caracte-riza-se pela arte de improvisação rápida, ou seja, “de repente”. O Repentista é o artista que compõem e canta esses versos acompanhados de instrumentos musicais ou não. Essa cultura de uns tempos para cá vem sofrendo algumas transformações, mas ainda resiste à cultura de massa.

Palavras-Chave: Repente, Cultura popular, Improvisação

INTRODUÇÃO

Possivelmente muitos de nós algum dia já tentou improvisar alguma música utilizando uma rima e sentiu que algumas palavras não cabiam no ritmo, oumesmo quem nunca sentiu dificuldades de organizar as idéias para falar ou escrever sobre algo? Imaginemos então que existem artistas que convivem profissionalmente com tais dificuldades. Esses profissionais são conhecidos como Cantadores de Viola, Violeiros ou Repentistas.

A cultura populardo Repente, predominante no Nordeste brasileiro, teve sua origem na Península Ibérica, com os trovadores medievais. Recebe esse nome, “Repente”, por ser uma mescla entre poesia e música onde predomina o improviso – a criação de versos “ de repente”, onde os mesmos devem ter uma agilidade mental em criar os seus versos, que muitas vezes são criados apenas depois que sobem ao palco, já de frente com a plateia.

Foi a partir do século XV e início do século XVI que surgiram as primeiras cantigas de Repente na Europa, por meio dos cancioneiros. No seu início suas poesias se caracterizavam como cantigas de amigo, de amor, de escarnio e de maldizer. As cantigas de amor, por exem-plo, abordavam temas amorosos no qual os trovadores se declaravam as suas amadas, já as cantigas de escárnio e maldizer faziam sátiras e criticavam os costumes da época.

No Brasil a atividade cultural desses artistas, surgiu especificamente no Sertão Nor-destino, a partir do século XVII, abordando diferentes temas como a desigualdade social, violência, política, futebol e questões ligadas à natureza como a seca e os problemas ambientais.

Assim sendo, iremos apresentar a cultura populardos violeiros na cidade de Iguatu, bem como sua gênese, os principais temas abordados, enfim relatar um pouco sobre a história e vida desses cantadores.

CONCEITUANDO CULTURA

A palavra cultura vem do latim e designa “o ato de cultivar a terra”, “de cui-dar do quese planta”, ou seja, é o trabalho de preparar o solo semear e fazer tudo para queuma planta cresça e dê frutos. (Tomazi, 2010)

Definido pela primeira vez por Tylor (1832-1917), cultura é todo complexo de conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, custumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. (TOMAZI,2010) Ou seja, desta forma podemos concluir que cultura é tudo aquilo que nasceu do homem.

A cultura nasce da interação e da adaptação do ser humano ao ambiente em que vive fazendo desse meio o seu campo de inspiração para produzir algo a partir de tradições adquiridas e comunicar – se com os outros povos. Dentro da definição geral sobre cultura podemos apontar a cultura erudita e a cultura popular.

A separação entre cultura popular e erudita com atribuição de maior valor à cultura erudita, está intimamente relacionado à divisão de sociedades em classes, ou seja, é resultado e manisfestação das diferenças sociais, que de acordo com essa classificação, a uma cultura identificada com as camadas populares e outra cultura vista como superior identificada com as elites. A cultura erudita abrange expressões artisiticas como a música clássica de padrão europeu, as artes plásticas – escultura e pintura, o teatro e a literatura de cunho universal, porém a cultura popular encontra expressão nos mitos, contos, danças, músicas enfim corresponde a manifestação genuina de um povo, contudo não se restringe apenas a manifestações produzidas no meio rural, principalmente se tratando da cultura popular do repente, pois iremos perceber que hoje, já não é mais algo restrito a esfera rural, pois:

No universo da cultura o muro que separa o popular do erudito mostra-se cada vez menos visível, fortemente influenciado pela cultura massiva onde ambos se apropriam de sua força para uma maior difusão. Assim não fosse não, teríamos uma grande gama de poetas cantadores gravando discos e CD’s, ou mesmo a televisão utilizando-se da cultura popular para produções de grandes programas ou reproduções de personagens. (FEIJÓ, 2001)

A cultura erudita é expressa e valorizada geralmente por quem tem um saber cientifico, já a cultura popular é expressa através dos acontecimentos e episódios do dia a dia das pessoas, onde costuma – se retratar os problemas vivenciados em comum, ou seja, é algo produzido pelo povo e para o povo, e aqui quando expressamos a palavra povo nos referimos ao conjunto de pessoas que têm costumes e hábitos idênticos e uma história e tradições comuns, porisso muitas vezes essa cultura é discriminada, vista como algo produzida por uma classe de “subalternos”, submissos, subordinados, enfim excluida da sociedade.

Podemos dizer que na cultura popular os artistas repentistas embora muitos deles não possuam um nível acadêmico eles têm um conhecimento vasto, pois em suas poesias estão constantemente retratando a realidade, não apenas do sertanejo nordestino, mas de todos os seguimentos da sociedade, de forma que podemos perceber que eles precisam está se infor-mando sobre acontecimentos atuais. E a produção do conhecimento real dentro do universo dos repentistas pode se dá através da busca do conhecimento cientifico ou baseado no senso comum, embora podemos perceber que o artista popular se utiliza dos dois, claro que um em baixa proporção – o conhecimento cientifico e outro em maior proporção – o senso comum. Porém o importante não é de onde eles tiram esse saber, mais a forma como eles transmitem às pessoas, porisso a necessidade de ter um conhecimento amplo de mundo, até mesmo para facilitar na hora de criar os repentes.

ORIGEM

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