TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura E Mudança Organizacional 1

Trabalho Escolar: Cultura E Mudança Organizacional 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  1.055 Visualizações

Página 1 de 3

1. Reflita sobre as relações entre o cargo em comissão, as feições concretas que revestem as relações dessa natureza (comissionada) e a história da Administração Pública brasileira. A partir disso, faça uma síntese de até 15 linhas sobre as transformações necessárias e passíveis de serem implementadas em relação aos cargos em comissão.

O cargo em comissão não é regra, uma vez que a CF/88 diz no art. 37, inciso II, que a investidura em cargo ou emprego público depende de prévia aprovação em concurso público, de provas ou de provas e títulos de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego. A problemática está na criação de tais cargos, especificamente quanto ao percentual mínimo destinado aos servidores, já que são poucos os casos em que se cumpre a regra imposta pela CF. Caso haja a necessidade de se nomear pessoas estranhas ao quadro, deverá o gestor, além de atender aos requisitos gerais, observar os percentuais a serem preenchidos. Uma medida a ser analisada é a política de diminuição e, até mesmo, extinção de tais cargos. Os gestores devem controlar tais nomeações, através, por exemplo, da verificação se os cargos comissionados são mesmo de direção, chefia e assessoramento. Por fim, poderia ser adotado também um plano de metas para o comissionado, a fim de que seu desempenho e a viabilidade do cargo fossem melhor analisados.

2. Pesquise sobre conceitos relacionados ao taylorismo, ao fayolismo e à organização burocrática e identifique traços e influências desses, presentes na organização pública contemporânea. A partir disso, relacione os traços constitutivos – que já assumem caráter de elementos culturais – com as barreiras à mudança organizacional.

O Taylorismo afirma que a organização do trabalho deve ser iniciada com a análise científica, com o objetivo de encontrar o método mais adequado para se realizar uma tarefa. Tendo sido estabelecido o método, busca-se torná-lo padrão e selecionar os trabalhadores com mais competência para execução das tarefas. O Fayolismo trouxe o conceito da Teoria Clássica, em que o foco são as tarefas, além disso acredita-se que o melhor caminho para se buscar a eficiência é a correta disposição dos órgãos competentes. Os princípios da organização e as funções básicas do administrador e da empresa são pontos marcantes de Henry Fayol. Já a Teoria Burocrática, conceituada por Max Weber, também focada na estrutura, busca alcançar a máxima eficiência através da hierarquia, impessoalidade, divisão do trabalho e separação entre propriedade e administração. É claramente percebido que a administração pública é, nos dias atuais, heterogênea, uma vez que possui diversas culturas que estão presentes no mesmo órgão, apresentando traços constitutivos das teorias acima elencadas. Faz-se necessário que o gestor, imbuído de grande capacidade de análise, distinga os componentes culturais devem ser levados em conta no avanço da administração pública. Por fim, tem se percebido em estudos e análises prévias que desconsiderar totalmente as questões culturais em uma organização é a certeza do insucesso no cumprimento da missão.

3. Com base no conceito de burocracia desenvolvido por Max Weber identifique as perspectivas desse fenômeno – o burocrático – como instrumento de dominação (uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com