TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura E Mudança Organizacional

Artigos Científicos: Cultura E Mudança Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/12/2013  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  1.896 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Cultura e mudança organizacional

Discente: Márcia Andreia Ribeiro Martins

3. Com base no conceito de burocracia desenvolvido por Max Weber

identifique as perspectivas desse fenômeno – o burocrático –

como instrumento de dominação (uma leitura com foco nas relações

de poder) e como modelo de organização (leitura de orientação

funcionalista).

4. Pense em uma situação ocorrida em uma organização pública e

identifique os principais fatores ou aspectos da cultura brasileira

que se refletem no ambiente organizacional. Descreva como esses

fatores afetam os processos de mudança organizacional.

Respostas

3. Segundo Max Weber, burocracia pode ser entendida como forma de organização humana de maneira racional, onde há regras que devem ser respeitadas para garantir eficiência, buscando alcançar objetivos, burocracia também representa poder. Os propósitos da burocracia como instrumento de dominação é normatizar os processos dentro de uma organização, onde regras precisam ser respeitadas no desenvolvimento das funções em busca de progresso, evitando sentimentos pessoais na execução de tarefas. Logo a mesma busca controlar o processo por meio de conhecimento e mérito, não envolvendo questões sociais, onde suas características baseiam-se em formalidade, impessoalidade e profissionalismo, igualmente, representa poder dando aos que a controla uma grande parcela desse poder.

Como modelo de organização, segundo Weber a burocracia busca organizar de forma objetiva os meios racionais para dirigir as atividades da mesma de modo que possam alcançar objetivos comuns a todos. Desse ponto de vista procurava estabelecer à organização estabilidade e ordem, por meio de hierarquia integrada de atividades especializadas, definidas por regras sistemáticas. (silva 2005, p. 161).

4. Se pensarmos a Administração pública brasileira como organização pública e já que cultura é algo que atravessa a estrutura e os processos de uma organização e interfere diretamente em seu desempenho; citaremos uma situação que ocorre em nosso país nas diferentes esferas de governo, qual seja: a transição de um governante executivo tanto Federal, Estaduais e Municipais, que é a tão falada oposição. E o que é oposição governamental? A meu ver, oposição governamental deveria ser algo correlacionado a maneira de administrar a “coisa” pública, seria oposição aos descasos e medidas administrativas que não estejam diretamente ligadas aos interesses de desenvolvimento econômico e social de nosso país, normalmente não é isso que vemos acontecer, oposição está diretamente ligada a siglas partidárias e apoio a projetos governamentais ligados as vantagens e benefícios aos ocupantes de cargos legislativos.

Os principais aspectos que se refletem na estrutura de governo é que por vezes vemos obras e projetos bem delineados não serem executados como deveriam, quem mais é penalizado neste contorno é a população que se vêem às margens de jogos de interesses particulares, não deixando fluir o interesse maior que deveria ser o desenvolvimento da nação. Tais comportamentos afetam de forma negativa o processo de mudança, pois ainda temos grande parte de nossa população convivendo e vivendo de maneira miserável, esgotos a céu aberto, casebres e palafitas, falta educação mais qualificada, remédios nos postos de saúde, etc. sem falar que as siglas partidárias apontam os defeitos desses e daqueles em busca de benefícios para a próxima campanha eleitoral. Ora, se o objetivo de todos é o bem da nação e desenvolvimento do país, deixemos de lado as farpas e demos as mãos para conquistarmos juntos esses objetivos.

...

Baixar como  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »