TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura E Mudança Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Cultura E Mudança Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 3

Comente sobre a influência da percepção seletiva no processo de comunicação e de que forma o gestor pode atuar minimizando seus "efeitos danosos"

A eficácia da comunicação é influenciada por elementos específicos, A definição do destinatário, o processo de filtragem, a percepção seletiva e a adequação da linguagem, que são determinantes na qualidade de seu resultado final.

A definição do destinatário constitui o primeiro aspecto, nesses termos, o destinatário pode diferir do receptor, este definido como o que recebe a mensagem. São comuns atitudes administrativas que evidenciam diferenças entre destinatário e receptor, essa atitude tem como reflexo potencial a perda no processo de comunicação ao tempo em que, quem não compunha este escopo de destino pode ter seu desempenho afetado justamente por não compreender seu conteúdo.

O processo de filtragem é caracterizado pela manipulação do conteúdo da mensagem pelo emissor com vistas a que seja percebida de forma mais favorável pelo receptor, ou seja, adequada aos fins pelo emissor pretendido. Esse procedimento imprime no conteúdo da mensagem os interesses e as percepções da pessoa que elabora sua síntese para a difusão. A incidência desse fenômeno disfuncional, que é inerente ao processo de comunicação organizacional, deve ser minimizada a fim de reduzir perdas decorrentes de compreensões equivocadas, parciais ou distorcidas.

A percepção seletiva é caracterizada como atitude própria do receptor, que tende a perceber a mensagem com base nas suas necessidades, motivações, interesses e expectativas pessoais. A escolha do canal de comunicação tem significativo impacto na determinação da eficácia da comunicação, pois vai definir a intensidade com que o receptor é sensibilizado pela mensagem.

A adequação da linguagem constitui outro importante fator de eficácia do processo de comunicação. A linguagem é o conjunto de códigos de envio da mensagem. Diante das possíveis disfunções capazes de comprometer o processo de comunicação faz-se necessário usar de estratégias e ações qualificadas.

Voltando ao tema proposto, sobre a influência da percepção seletiva no processo de comunicação, podemos afirmar que na percepção seletiva tendemos a entender mais facilmente as informações que correspondem ao nosso auto-conceito, mais do que as que o contradizem. As vezes negamos informações conflitivas com nossas crenças e valores.

Todo indivíduo possui seu próprio padrão de referência, agindo como um filtro codificador, de modo a condicionar a aceitação e o processamento de qualquer informação.

A percepção seletiva atua como defesa, bloqueando informações não desejadas ou não relevantes, o que pode impedir a obtenção de informações adicionais, prejudicando e feedback.

Já em relação ao gestor, ele pode atuar minimizando seus efeitos danosos, porém, é necessário ele entender que a organização pode ter diversos tipos de comunicação na sua estrutura: ascendente, descendente e transversal ou vertical, diagonal ou horizontal.

O foco do gestor é buscar melhorar a comunicação ou as habilidades que devem ser desenvolvidas para que a comunicação seja eficaz.

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com