TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura E Mudança Organizacional

Exames: Cultura E Mudança Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

1) Por que precisa haver interesse na mudança?

Visto que a mudança nas organizações públicas é considerada um processo complexo e lento, é de fundamental importância que os agentes envolvidos na mudança tenham interesse em colocá-la em prática. Em geral, os processos de mudança organizacional implicam em um rearranjo de forças e em uma perturbação no estado de coisas, como também expõem um conflito entre os interesses aparente e oculto do administrador, que por vezes é o próprio agente indutor do movimento.

Dessa forma o interesse na mudança precisa transcender o nível aparente do administrador e mergulhar nos estratos ocultos das relações que estruturam a organização com o propósito de transformá-la efetivamente, reorientando-a segundo as exigências ambientais emergentes.

2) Como fazer a mudança transcender as aparências?

A mudança organizacional transcende as aparências quando é capaz de passar pelo processo de transposição de objetos culturais, reconhecidas as diferenças entre os contextos de origem e destino desse conteúdo transplantado. São denominados objetos culturais os conceitos, as tecnologias, as práticas etc. capazes de imprimir transformações técnicas ou simbólicas no sistema organizacional. Dizemos que são objetos culturais porque são produzidos em um determinado contexto, e, portanto, influenciados pelos valores e crenças inerentes a esses contextos, a partir dos quais estabelecem raízes.

Temos como exemplos bastante claros de transposição de objetos culturais nas organizações públicas como processo de mudança organizacional: a introdução de tecnologias gerenciais como a Gestão da Qualidade, mais recentemente a emergência do balanced scorecard como instrumento de conexão entre o Planejamento Estratégico e a avaliação de desempenho dos servidores, a Gestão por Competência, tal como sugere o Decreto Federal n. 5.707/2006 etc.

3) Você já vivenciou na organização em que trabalha alguma inclusão de nova tecnologia gerencial? Observou a diferença de comportamento entre os atores envolvidos?

Na Delegacia da Receita Estadual de Gurupi, no setor de Cadastro, onde ficam os dossiês de todas as empresas que possuem inscrição estadual, houve a implantação de um sistema para realização de lançamentos contábeis dos livros fiscais das empresas. Pude observar que os servidores do departamento tiveram um maior comprometimento em para se adaptar ao sistema de forma positiva a fim de poder oferecer aos contribuintes maior agilidade no atendimento, pois o mesmo deixou de ser manual e passou a ser informatizado. Outro ponto positivo desse novo sistema implantado foi a diminuição de papel e maior facilidade e agilidade na obtenção dos dados das empresas.

4) Considerando que a sociedade atual vive em uma era denominada por muitos autores como a era do conhecimento, qual o papel da ciência neste momento? Será que ela vem crescendo ou não?

A ciência é uma das formas de conhecimento produzida pelo homem, no decorrer da história, como tentativa de entender e explicar racionalmente a natureza e os fenômenos que nela acontecem. Nesta tentativa, o homem busca formular leis e teorias que possam explicar o universo que o cerca, elaborar respostas e soluções às suas dúvidas e problemas, levando à compreensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com