TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Italiana

Exames: Cultura Italiana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 6

cultura italiana

historia do país

O nome Itália vem da Roma Antiga. Os romanos chamavam o sul da península italiana de Italia, que significa "terra de bois" ou "terra de pastos".

Esta região influenciou bastante o desenvolvimento cultural e social de toda a Europa mediterrânea, bem como teve muita influência sobre a cultura europeia. Importantes culturas e civilizações existiram na região desde tempos pré-históricos. Importantes civilizações incluem a Magna Grécia e a civilização etrusca, que dominaram esta parte do mundo durante séculos, e especialmente o Império Romano, que estendeu seus limites sobre a maior parte do continente europeu, o norte da África e o Oriente Médio.

A Itália tornou-se uma nação unida em 17 de Março de 1861, e em 2011 comemora 150 anos da unificação italiana, quando a maior parte das cidades-estado foram unidas sob o comando do rei da Sardenha-Piemonte, Vítor Emanuel II. Os arquitetos da Unificação italiana foram o Conde de Cavour, o ministro-chefe de Vítor Emanuel, e Giuseppe Garibaldi, um general e herói italiano. Roma ficaria sob o comando do Papado por mais uma década, até 20 de Setembro de 1870. O Vaticano é um país independente, um enclave totalmente cercado pela cidade de Roma, e um remanescente dos antigos Estados Papais.

alguns aspectos da cultura italiana:

musica

A música da Itália inclui diversos ritmos tradicionais como a tarantela, obras-primas da ópera como as de Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini e Gioacchino Rossini e da música erudita Antonio Vivaldi. O país também é conhecido pelo seus tenores famosos como Luciano Pavarotti e Andrea Bocelli, além de artistas pop contemporâneos como Laura Pausini, Tiziano Ferro, Eros Ramazzotti, Vasco Rossi e Mafalda Minozzi. Destacam-se na composição de trilhas sonoras de cinema, com Nino Rota, Ennio Morricone. Na música eletronica destaca-se o DJ Gigi D'Agostino, Benny benassi e o pioneiro do ritmo Giorgio Moroder. Já no Rock, as bandas de heavy metal Lacuna Coil e Rhapsody of Fire são as mais conhecidas fora do país2

Luciano Pavarotti, um dos mais famosos tenores de todos os tempos.

Da música popular à clássica, a expressão dos sons tem um papel importantíssimo na cultura italiana. A Itália é o local onde nasceu a ópera, por Claudio Monteverdi. Instrumentos inventados em Itália como o piano e violino permitem executar formas artísticas como a sinfonia, concerto, e sonata. Alguns dos compositores italianos mais célebres são Palestrina e Monteverdi, ambos da época da Renascença, os compositores do Barroco Corelli e Vivaldi, os clássicos Paganini e Rossini, os românticos Verdi e Puccini e os contemporâneos Berio e Nono.

religião

A Itália é um país composto por maioria católica. Vale lembra que toda estrutura da Igreja Católica Apostólica Romana encontra-se no Vaticano. Grande parte dos italianos é praticante da religião católica. As igrejas são encontradas em grande quantidade nas cidades.

87,8% da população italiana identificam-se como católicos romanos, embora apenas se identificam como “activos”. A igreja católica romana situa-se no Vaticano, um estado religioso independente. Outros grupos tem mais de 700.000 cristãos ortodoxos, incluindo 470.000 emigrantes, 550.000 Pentacostais e Evangélicos ( sendo 400.000 fazendo parte da assembleia de deus.)

culinária

A culinária italiana evoluiu extensivamente ao longo dos séculos. Embora a Itália como país, tal qual a conhecemos hoje, não tenha se formado até o século XVIII, a culinária típica daquele país apresenta raízes que vão até pelo menos o século IV a.C.. Através de diversas influências ao longo desta sua história, inclusive das regiões vizinhas, e devido à mudanças ocorridas depois de conquistas e distúrbios políticos, assim como a descoberta do Novo Mundo, formou-se uma tradição culinária concreta, que é reconhecida hoje em dia como uma das mais destacadas do mundo.

A culinária italiana é famosa e se espalha pelos quatros cantos do mundo. Os pratos típicos são as massas como, por exemplo, nhoque, ravióli, capeletti, canelone e lasanha. A pizza também é uma marca registrada da culinária italiana. Os molhos, principalmente os que usam o tomate, também são destaques, pois usam temperos diversos e enriquecem o sabor de outros pratos.

vejamos alguns produtos típicos de cada região da Itália com padrão de excelência em qualidade, protegidos e certificados pela União Europeia.

Abruzzo - "Coline Teattini" (azeite extra-virgem de oliva)

Basilicata - Peperone di Senise (pimentão)

Calábria - Capocollo di Calabria (salame)

Campania - Mozzarella di Bufala Campana (queijo)

Emília Romana - Culatello di Zibello (salame)

Friuli Venezia Giulia - Prosciutto di San Daniele (presunto)

Lazio - Pane Casareccio di Genzano (pão caseiro)

Marche - Prosciutto di Carpegna (presunto)

Molise - Biferno (vinho)

Sicília - Cappero di Pantelleria (alcaparra)

Puglia - Terra di Bare (azeite de oliva)

Toscana - Farro della Garfagnana (tipo de cereal)

Trentino Alto Adige - Speck dell'Alto Adige (presunto)

Umbria - Lenticchia di Castelluccio di Norcia (lentilha)

Valle d'Aosta - Valle d'Aosta Lard d'Arnad (bacon)

Veneto -Radicchio Rosso di Treviso (hortaliça)

Sardenha - Fiore Sardo (queijo)

Piemonte - Robiola di Roccaverano (queijo)

cinema

O cinema é muito valorizado na Itália, que já produziu filmes ganhadores de vários prêmios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com