TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional

Artigos Científicos: Cultura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 3

ÁREAS FUNCIONAIS E AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Cada empresa poderá ter uma organização própria e uma denominação específica para suas áreas de produção, marketing, finanças, recursos humanos, mas não há grandes variações.

Neste sentido uma empresa poderá surgir a partir de uma ideia, um projeto, um pedido de um cliente ou de uma oportunidade identificada no ambiente, mas sempre haverá a necessidade de gerenciar o fluxo natural que envolve o início das atividades e seus caminhos até o resultado final esperado.

Qualquer que seja seu início, sempre haverá a necessidade de produzir, de colocar o produto à disposição do cliente.

E ter pessoas competentes para executar todas as tarefas de mínimo de setores funcionais que caracteriza uma organização.

Visão Global das áreas funcionais:

Tais áreas funcionais sofreram evolução no tempo, conforme podemos observar:

Administração, Pessoal, Vendas, Produção, Contabilidade, Finanças |Politicas dos Negócios, Recursos Humanos, Vendas, Marketing, Operação, Contabilidade, Finanças |

Lideranças dos negocio Administrativo, de Pessoas, Vendas e Marketing, Valor adicionado, Medidas de Resultados, Finanças |

De 1922 a1945 | De 1945 a 1998 | A partir de 1999 |

Vamos analisar essas áreas na visão de Ludwig (1951), quando foi considerada importante no campo da administração no final da década de 50, do século xx, início de 60, quando a visão de ambiente organizacional tornou-se.

A teoria de sistema, a saber:

Essa teoria seria o melhor entendimento das funções das empresas, bem como a visão global da organização e suas inter-relações com o ambiente interno e externo.

Analisando as partes do modelo

Imputs: Seriam os elementos de entrada que alimentam e ativam o processo organizacional e permite um resultado, esses elementos são os fatores de produção.

Outputs: São as várias saídas produzidas pelo modelo que podem ou não coincidir com os objetivos preestabelecidos.

Esses elementos podem ser: produtos, processos, informações e conhecimentos.

Observamos a formação da teoria do sistema:

Inputs: Meio- Econômico, Político, tecnológico, Social e Mercado. As atividades que buscam criação de inteligência básica, estratégia de resolução de problemas, formação de planos e programas.

Recursos: Humanos, Capital, Poder, Material-

Neste caso, são as facilidades de comunicação, Coordenação de operações Desempenho.

Informações – Tecnológicas, Contábeis, Financeiras. Inovações e mudanças, conhecimento, avaliação dos esforços associados, competências.

Otpus

Desempenho - Vantagens competitivas, comportamento individual, no processo Invíduos&grupos, Organização social, influência do poder, fatores culturais, conhecimento.

Este sistema Inputs

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com