TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional

Trabalho Universitário: Cultura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 2

Conteúdos:

• Cultura Organizacional

• Socialização e formas de integração dos recursos humanos

• Métodos de socialização

• Clima organizacional e ambiente de trabalho.

Cultura Organizacional é um conjunto de normas informais não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização, e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais. No fundo, é a cultura que define a missão e provoca o estabelecimento dos objetivos da organização desenvolvendo novas tecnologias aprimorando produtos e serviços, assim como a qualidade de ambos. A cultura precisa ser ajustada junto com outros aspectos das decisões e ações da organização como planejamento, organização, direção e controle para que se possa melhor entender a empresa.

Socialização e Formas de Integração é uma forma de facilitar a integração de novos funcionários ou dos mais antigos, a se habituarem e acompanharem as diretrizes da empresa e ou, novos direcionamentos ditados pela mesma. É também uma forma de ensinar a cultura da empresa (missão e visão), aos novos colaboradores, fazendo com que eles extinguem posturas antigas utilizadas em outras empresas por onde passaram.

Assim adquirindo novos hábitos peculiares a empresa.

Métodos de Socialização são: processos de seleção, conteúdo do cargo, supervisor com tutor, grupo de trabalho e programa de integração. Essas técnicas são muito importantes para ambientação de novos contratados, ou em caso de colaboradores antigos, o processo se difere, sendo aplicação de cursos de atualização ou treinamentos para o aperfeiçoamento do RH.

Clima Organizacional e Ambiente de Trabalho e percepção coletiva que os colaboradores têm do ambiente da organização na qual trabalham e indica o grau de satisfação dos colaboradores relativamente a diferentes aspectos da cultura da organização, tais como o modelo de gestão implementado, a missão e objetivos organizacionais e as políticas de Recursos Humanos seguidas (avaliação de desempenho, política de carreiras, política de remunerações, valorização profissional). Este ambiente que condicionada e determina o clima, é também fortemente influenciado pela cultura organizacional, ou seja, pelos valores, crenças, normas e princípios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com