TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional

Ensaios: Cultura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2014  •  200 Palavras (1 Páginas)  •  378 Visualizações

Pesquisem o que é cultura organizacional em autores diferentes dos já citados no livro-texto. Escolham um conceito e o comentem baseado em uma organização que você conhece. (ver pag 22 do livro-texto)

A Cultura Organizacional pode ser compreendida como um conjunto de normas e leis compartilhadas pelos membros de uma determina da organização. Sendo assim, Newstrom (2008) descreve-nos que o sistema de leis e normas das organizações, quando em contato com os princípios morais, éticas e culturais dos seus colaboradores propicia o desenvolvimento de um complexo sistema de relações de leis, costumes e valores que dará procedência ao comportamento organizacional, único de cada organização.

Além do estabelecimento de relações complexas, a cultura organizacional possibilita o desenvolvimento de regimentos que governam o comportamento destes que fazem parte da organização.

Cabe destacar, que a cultura possui em sua característica um desenvolvimento de inter-relações entre os membros de um determinado grupo e a capacidade que estes possuem de se adaptar ao meio que estão inseridos.

Quanto à manifestação da cultura esta pode ser expressa, como por exemplo, pela forma como a empresa se apresenta aos seus clientes ou como um gestor realiza suas ações.

Referência

NEWSTROM, John W. Comportamento Organizacional: o comportamento humano no trabalho. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com