TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional

Trabalho Escolar: Cultura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  223 Palavras (1 Páginas)  •  253 Visualizações

Cultura organizacional

Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais.

Cada empresa tem sua cultura própria, por isso algumas são conhecidas pelas suas peculiaridades próprias.

Mostra a maneira pela qual cada organização aprendeu a lidar com seu ambiente

Artefatos: estruturas e processos organizacionais visíveis (mas fáceis de ver e decifrar)

Valores compartilhados: filosofias, estratégias e objetivos (justificações compartilhadas)

Pressuposições básicas: crenças inconscientes, percepções, pensamentos e sentimentos (fontes mais profundas de valores e ações)

Gestão participativa: é o estágio mais liberal da gestão das pessoas, objetivo de transformar as pessoas em verdadeiros parceiros do negócio.

Clima Organizacional

Refere-se ao ambiente psicológico interno existente entre os participantes da empresa, é a qualidade ou a propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia seu comportamento.

Liderança

É necessária em muitas organizações, principalmente em empresas e seus departamentos, ela é essencial no planejamento, organização, direção e controle.

Liderança é conhecer a motivação humana e saber conduzir e orientar as pessoas, é a influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo da comunicação à realização de um objetivo.

Supervisão

É dirigir o trabalho de pessoal não administrativo no nível operacional, cuida basicamente da execução das tarefas operacionais, cotidianas. O trabalho é geralmente planejado e organizado de maneira sequencial e rotineira, focando na eficiência, qualidade e produtividade

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com