TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional

Ensaios: Cultura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

A cultura organizacional está presente em todas as empresas, independente do segmento ou porte. Ela se define através do compartilhamento de valores entre seus membros, influenciando significativamente sobre seus comportamentos e atitudes. Trata-se de um conjunto de características estimadas pela organização para alcançar seus objetivos e sua sustentabilidade. A cultura de uma empresa pode ser definida como rígida ou flexível, apoiadora ou hostil, inovadora ou conservadora, fraca ou forte.

Os fundadores de uma empresa são os principais responsáveis pela formação de sua cultura por terem uma visão daquilo que a organização deve ser. Sua origem está diretamente ligada à sua institucionalização, pois nesse momento que são estabelecidos os modos aceitáveis de comportamento através da definição de valores e princípios que espelham as relações sociais.

A comunicação é um dos elementos essenciais no processo de criação e transmissão do universo da organização, é através das estratégias de integração do indivíduo à organização que os valores são transmitidos e incorporados, entende-se então, que para manter a cultura de uma organização é necessário que os valores sejam afirmados e comunicados aos seus membros, desde o momento da sua admissão e reforçados quando oportuno.

Cada vez mais temas como habilidades interpessoais são discutidos no universo coorporativo para enfatizar a importância que o papel do conhecimento tem sobre o comportamento humano na eficácia da gestão. Devido o crescimento da competitividade no mercado de trabalho, os executivos passam a não depender somente de habilidades técnicas, mas também das habilidades interpessoais.

O papel do executivo atual está ligado às ações de planejamento, organização, controle e liderança, sendo ele o responsável em definir os objetivos que serão metas da empresa e a forma de alcançá-los. O líder é responsável por sustentar e tornar amplamente auto-evidenciados os modos aceitáveis de comportamento que são definidos pela cultura da organização.

A fonte primordial da cultura de uma empresa são seus fundadores, que imprimem nas mesmas seus costumes, tradições, valores, convicções e a forma de agir, e também pelo fato de já possuírem uma visão definida do que a organização deverá alcançar. Dessa forma a personalidade dos fundadores se torna parte integrante da cultura.

Após o estabelecimento da cultura é necessário que as empresas adotem práticas para disseminá-las e mantê-las. Ela pode ser transmitida através da história de sucesso dos fundadores que explicam e legitimam as práticas atuais, podem ser expressas através de rituais que reforçam os valores fundamentais da organização e de símbolos materiais que sinalizam o grau de importância, igualdade e comportamento considerado apropriado. Outra forma de transmitir a cultura é através da linguagem, onde são criados termos e siglas como forma de identificação dos membros, que só são identificados pelos que ali fazem parte.

A cultura organizacional define a personalidade da organização, que pode ser flexível, hostil ou apoiadora, inovadora ou conservadora. Ela é um sistema compartilhado de valores que se define pela percepção dos funcionários com a relação às características culturais da organização, mas nada impede

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com