TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional

Trabalho Escolar: Cultura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/1/2015  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 2

“ Cultura Organizacional em Organizações Públicas no Brasil”

Podemos conceituar Organização Pública, toda atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve para atender ao anseio da sociedade. O Estado é o conjunto de órgãos de pessoas junto com pessoas jurídicas, as quais a lei autorizou o exercício da função administrativa.

Nossa Administração Pública é uma organização de trabalho muito antiga, planejada com o objetivo de criar o bem estar social, político e econômico, automaticamente criando uma cultura e uma personalidade coletiva.

A organização pública no Estado se dividi em ciências políticas, sociais, jurídicas, culturais e econômicas. E as formas de conduta humana, irá determinar como será distribuída e exercida a autoridade política, sempre visando atender aos interesses da sociedade.

A organização pública realiza os serviços prestados a comunidade. É função do gestor público: dirigir, governar e exercer sua função, para obter um resultado positivo.

Baseadas na estrutura hierarquizada, sempre estabelecendo a relação de subordinação. Podemos citar como exemplo de organização pública, bem próxima de nós, a prefeitura. Equiparada pela lei, dispõe de secretarias, da autarquia, para melhor desenvolver suas atividades.

A falha notória na organização pública, é que muitas das vezes os políticos não estão preparados e nem capacitados para exercer a função de gestor. Normalmente, sabem pouco da administração, do Direito e da contabilidade, deixando a estrutura subordinada à outros.

Outra falha, vista atualmente nas repartições públicas, esta relacionada a velocidade das mudanças e o avanço da tecnologia. Compreender estes fatores é essencial para facilitar o desenvolvimento das atividades.

Infelizmente, não a avaliação de planejamento e a consciência do erro, só se manifesta de forma drástica.

Nossas organizações, precisam ser estimuladas no controle de funções. Definir metas, acompanhar as realizações das atividades, montar um sistema de informação adequado a cada setor, aprender novas tecnologias e avançar com as mudanças, assim a execução das funções e o crescimento coletivo estará garantido conforme a lei .

Precisamos nos libertar dos antigos paradigmas da organização, esquecer as velhas idéias e inovar no setor público. Não ter medo de encarar novas reformas. Como o setor público cuida dos bens públicos , cria e administra

escolas, hospitais, precisam investir mais na qualidade do serviço e conseqüentemente na qualidade de vida das pessoas. A cultura e os valores da sociedade, precisam sempre ser levada em consideração na hora de planejar alguma atividade, tendo em vista o bem estar coletivo.

O futuro das organizações públicas esta totalmente ligado ao tipo de investimento priorizado pelo seu gestor. Por isso, uma boa análise de dados, sobre as características da sociedade a ser administrada, da cultura desta sociedade é de fundamental importância, para adquirir critérios e perceber as falhas, assim o investimento será exato na falha e a correção imediata, fará com que a sociedade tenha sempre um resultado positivos de nossas organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com