TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional

Dissertações: Cultura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/1/2015  •  2.443 Palavras (10 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 10

CULTURA ORGANIZACIONAL

1 INTRODUÇÃO

Os conceitos e a tipologia da cultura organizacional são definidos e abordados de diferentes formas pelos autores dentro das análises dos resultado das pesquisas desenvolvidos por cada um.

Seguindo a temática cultura organizacional, buscamos desenvolver um trabalho que classificasse um determinado setor seguindo o conceito desenvolvido por Charles Handy em sua obra os deuses da administração. Nesta Obra o autor faz uma analogia entra as diferentes culturas organizacionais e os deuses Apolo, Atena, Dionísio e Zeus. O campo de pesquisa foi o bolsa moradia da secretaria municipal de desenvolvimento social, habitação e cidadania da prefeitura municipal de Ouro Preto, utilizou-se pesquisa de campo com coleta de dados, que procurou identificar e por consequência classificar o setor.

2 CULTURA ORGANIZACIONAL

A palavra cultura organizacional expressa o conjunto de crenças, valores, rituais e normas adotadas pelas organizações. É um conceito bastante complexo que vem evoluindo com o passar do tempo.

A noção de cultura organizacional ganhou mais notoriedade a partir do século XX, já que foi daí que estudiosos começaram a defender os benefícios de se estudar a cultura das organizações. Todas as organizações possuem cultura, uma vez que a cultura nasce da interação de seus membros, clientes, fornecedores e outras partes interessadas existentes fora dos limites da organização.

MORGAN,

(1996 ) explica que o desenvolvimento da sociedade organizacional cria padrões mais fragmentados e diferenciados de crenças e práticas baseadas na sua estrutura ocupacional, mesclando os padrões tradicionais de ordem social em termos de ideias comuns, valores e crenças. Com isso, a organização passa a se constituir um organismo com identidade própria que é a sua cultura.

Em síntese a cultura organizacional, trata-se de um conjunto de características que a organização valoriza, organiza, compartilha e utiliza para atingir seus objetivos, projetos e adquirir a longevidade.

3 ELEMENTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL.

A cultura organizacional, formada por suas crenças, princípios, valores éticos e morais, é composta por oito elementos que por meio da cultura, definem como a organização se expressa ou comporta. São eles:

3.1 crenças

As crenças é o que a empresa acredita ser verdadeiro, que deve ser aceito sem questionamento. São pressupostos básicos de aprendizados anteriores, que uma vez funcionado bem diante de um problema, passa a ser considerado como válido e é transmitidos aos demais.

No processo de decisão a crença desenvolve um importante papel já que gera segurança.

3.2 valores

Os valores representam os princípios importantes para a organização são relacionados à conduta e ao comportamento.

Os valores estabelecem direção comum, modos de ser, modos de agir, e pensar dos indivíduos no contexto organizacional e em relação

a ela.

3.3 Ritos, rituais e cerimonias

São atividades planejadas e sequenciais que tem a finalidade de tornar a cultura mais visível e principalmente reforçar os principais valores organizacionais.

3.4 Histórias e mitos

São relatos sobre fatos que ocorreram ou que ocorrem na organização, estes relatos podem ser verdadeiros ou não.

Essas estórias permitem identificação de exemplos que por terem dado certo devem ser seguidos por todos reforçando assim as crenças individuais e coletivas.

3.5 Tabus

No contexto organizacional o tabu representa tudo que é proibido ou seja, tudo que não é permitido na organização. As vezes essas proibições estão implícitos mas de alguma forma se tornam conhecidas por todos dentro da organização.

3.6 Heróis

No contexto organizacional o conceito de herói é representado por um indivíduo personificado que em um momento de decisão, tomado de coragem e força, salva a organização.

3.7 Normas

Normas são regras importantes para a organização. As regras podem ser implícitas ou explicitas assim elas podem estar em cartilhas, definidas por regulamentos ou apenas ser subentendida a partir do comportamento dos membros da organização, mas na maioria das vezes as normas são abertamente faladas e conhecidas.

3.8 comunicação

Constitui conceito essencial à formação da cultura organizacional: a comunicação se baseia na troca de informações que contribui para difundir a cultura na organização, por

meio de conversas, meio de entrevistas e reuniões.

4. OS DEUSES DA ADMINISTRAÇÃO.

A cultura organizacional é um tema que possui muitos enfoques e por consequência também apresenta diferentes construções teóricas. A teoria que utilizamos para a análise dos dados da pesquisa, foram os criados por Charles Handy, em sua obra “Deuses da administração” onde ele trabalhou com quatro deuses gregos e quatro modelos culturais, na tentativa de explicar a relação filosófica da administração.

Apolo, (brilhante), na Grecia é considerado o deus da juventude, da luz, identificado como uma divindade solar, possuía muitos atributos e funções. Em concordância a isso as organizações com culturas regidas por Apolo, são organizações que utilizam a função, prevalecendo o indivíduo. Para este tipo de organização não importa quem é quem, e sim que as funções sejam desempenhadas para manter todo o sistema em funcionamento.

Handy (1994: p.21) “Apollo é o deus patrono, pois Apolo era o deus da ordem e das regras. Esta cultura assume que o homem é racional e que tudo pode e deve ser analisado de uma forma lógica. A tarefa de uma organização pode então ser dividida quadro a quadro até que você tenha um diagrama de fluxo de trabalho organizacional, com um sistema de funções prescritas (especificadas como “descrições de funções”) e integradas por todo um conjunto de regras e procedimentos (chame-os de manuais, previsões orçamentarias, sistemas de

informações, ou de que quiser)”

As organizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com