TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional

Casos: Cultura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2015  •  3.470 Palavras (14 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 14

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES

Resumo: O presente artigo apresenta a definição da Comunicação Interna, suas estratégias e o que a falha na comunicação podem resultar numa organização. Apresenta também uma análise na visão dos colaboradores da empresa sobre o assunto, seus conhecimentos sobre Comunicação Interna, como esta pode afetar as estratégias e objetivos da empresa e qual sua importância. O método da pesquisa constitui-se de um questionário qualitativo aplicado a alguns colaboradores e foram abordados assuntos relacionados à Comunicação Interna como: motivação, relações interpessoais, ferramentas da comunicação da empresa, suas falhas e a apresentação de um modelo estratégico de comunicação de cada um dos entrevistados. A empresa pesquisada é uma Instituição Financeira muito conhecida e divulgada, uma multinacional, e foi realizada dentro de uma de suas agências. A apresentação dos resultados do questionário e suas recomendações foram baseadas nas respostas de cada colaborador da agência. A falta de motivação, de conhecimento e liderança fez com que os reflexos da pesquisa tornassem totalmente diferentes a opinião de qualquer pessoa que não está neste ambiente de trabalho, de forma negativa, dentro de uma organização de tamanho porte.

Palavras-chave: Comunicação Interna. Estratégias. Organização.

Abstract: This article presents the definition of internal communication, their strategies and what the communication failure can result in an organization. It also presents an analysis in view of company employees on the subject, their knowledge of internal communication, as this can affect the strategies and objectives of the company and its importance. The research method consisted of a quantitative questionnaire applied to some employees and were addressed issues related to Internal Communication as motivation, interpersonal relations, communication tools of the company, its failures and present a strategic model of communication of each interviewed. The company studied is a financial institution well known and disclosed, and the multinational survey was conducted within one of its agencies. The presentation of the questionnaire results and their recommendations were based on responses from each employee of the agency. The lack of motivation, knowledge and leadership made the reflections of the research become totally different opinion of anyone who is not in this work environment, negative, within an organization-sized businesses.

Key-words: Internal Communication. Strategies. Organization

INTRODUÇÃO

No mundo das organizações, pessoas formam grupos para alcançarem objetivos comuns e atender às suas necessidades. Deste modo estabelecem uma cultura que impulsionam os indivíduos a agirem, interagirem e se organizarem dentro de uma empresa.

A interação entre as pessoas e as empresas é fundamental para estabelecer um bom relacionamento interno e, para evitar possíveis conflitos entre as diferenças de objetivos dentro da organização. É importante a conciliação de interesses das pessoas com os da empresa, para que ambos sejam sucedidos. Para isso acontecer a comunicação interna é imprescindível.

Nos últimos anos, em função do esforço para aumento da produtividade e da qualidade, a comunicação interna tem sido mais valorizada nas empresas. Antes e depois da chegada das tecnologias nas organizações, a comunicação interna vem se consolidando como um fator estratégico para o sucesso das organizações, ocupando cada vez mais um espaço relevante. Pode-se definir comunicação interna como uma série de ferramentas utilizadas para promover a interação e a troca de informação entre a empresa e seus colaboradores.

Apesar de existir muitas formas de obter informações e conhecimentos, nem sempre significa que estamos nos comunicando. Existe uma grande diferença entre comunicação e informação. Numa empresa não é diferente. Muitas informações são produzidas e causam impacto na vida dos colaboradores porque não são divulgadas de forma adequada e outras informações sequer chegam aos verdadeiros destinatários porque um gestor não identificou a essência comunicativa de determinado fato.

A comunicação interna é uma ferramenta estratégica para a compatibilização dos interesses dos colaboradores e da empresa, através do estímulo do diálogo, à troca de informações e experiências e a participação de todos os níveis hierárquicos da empresa. É, na verdade, um fator contribuinte ao clima organizacional.

As ferramentas da comunicação interna podem variar de um cartaz parabenizando os aniversariantes do mês à foto do colaborador de maior destaque no período, passando por um programa de tv com o mais alto executivo da instituição transmitido no refeitório da fábrica. Geralmente engloba a comunicação administrativa (memorandos, circulares), a comunicação social (boletins, jornais, vídeos e revistas internos) e a própria comunicação interpessoal (entre os colaboradores e seus superiores). Neste ponto, THAYER (1976) afirma que a comunicação nas empresas refere-se a todos os fluxos de dados que são coadjuvantes dos processos de comunicação e intercomunicação da organização.

Assim, a comunicação interna é determinante para o sucesso das organizações, pois se torna fundamental para os resultados do negócio e age como agente humanizador das relações do trabalho.

O presente artigo tem como objetivo tornar mais clara a visão da importância da habilidade da comunicação nas organizações. Com pesquisa efetuada dentro de uma agência bancária, o artigo apresenta os resultados de um questionário feito para os colaboradores e seus setores e também apresenta o conhecimento que cada um tem sobre o assunto, suas queixas, ofertas de melhorias vindas dos destes e qual o conhecimento dos meios que a empresa utiliza para a comunicação interna.

COMUNICAÇÃO INTERNA

Conforme HOUAISS (2001), a Comunicação Interna é “aquela que se exerce entre a Instituição e o seu público interno e é diferente também da Comunicação Administrativa, conjunto dos meios e procedimentos utilizados em uma Organização para transmissão de informações, ordens, solicitações, orientações, etc”.

THAYER (1976) coloca a comunicação como elemento vital no processamento das funções administrativas. “É a comunicação que ocorre dentro da organização e a comunicação entre ela e seu meio ambiente que definem e determinam as condições de sua existência e a direção do seu movimento”.

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com