TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional E Educação Corporativa

Trabalho Universitário: Cultura Organizacional E Educação Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

organizacional e a educação corporativa

Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Quanto mais você entender a cultura da sua empresa, maior a chance de sobrevivência no mercado.

Todas as empresas, independentemente do tamanho, do segmento em que atuam e dos bens ou serviços que produzem, possuem cultura organizacional, formalmente instituída ou não. Aliás, as empresas são bem mais do que isso. Elas possuem personalidade própria e podem ser rígidas ou flexíveis, apoiadoras ou hostis, inovadoras ou conservadoras, de cultura fraca ou de cultura forte.

Cultura organizacional é uma questão complexa que inclui, essencialmente, valores, atitudes, crenças, suposições, símbolos e comportamentos compartilhado por um grupo . cultura é algo amplo e profundo que engloba todos os aspectos de relações internas e externas, orientando ações, tanto individuais, como coletivas, mesmos que não percebamos que estamos sendo influenciados por ela. Nosso primeiro diagnostico fornecerá uma visão dos pressupostos fundamentais sobre os quais a organização opera e os valores que a concretizam. Não há respostas certas ou erradas para eles, assim como não há cultura certa ou errada. O que existe são culturas desalinhadas com os objetivos de negócios.

Para isso usamos o instrumento de avaliação da cultura organizacional (OCAI).

O objetivo do (OCAI) é avaliar seis dimensões da organização: características dominantes, liderança organizacional, gestão de pessoas, unicidade organizacional, ênfase estratégica e critérios de sucesso, classificando em quatro tipos dominantes de cultura organizacional : Equipe, inovação, processos e resultados e seus respectivos focos.

Educação corporativa é um conceito recente no Brasil, mais é muito importante. Esse conceito surgiu nos anos 90, mas só nos anos de 2000 que as empresas brasileiras passaram a adotá-lo , as universidades que funcionam dentro das corporações são chamadas de universidades corporativas porque com a emergência da sociedade do conhecimento o aumento de competitividade faz com que a educação passasse a ter papel ainda mais importante, surgiu então à necessidade de adequar os profissionais já existentes á nova realidade e formar estes profissionais dentro da própria empresa, é uma estratégia competitiva.

Educação corporativa é um setor de treinamento aperfeiçoado, a diferença entre a educação corporativa e o setor de recursos humanos tradicional é desenvolver uma visão mais abrangente e estratégica. O setor de treinamento e desenvolvimento focava o aprimoramento de habilidades mais técnicas e funcionais, já a universidade corporativa serve como um centro para estimular a aprendizagem organizacional gerando o desenvolvimento das pessoas indo muito além da visão técnica, sendo uma boa oportunidade para desenvolver a cultura organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com