TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura organizacional

Ensaio: Cultura organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Ensaio  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 5

Cultura Organizacional

1- O que é Cultura Organizacional?

•Modo de vida da organização- como ideias, crenças, costumes, regras, técnicas, etc, compartilhados por todos os membros;

•Modo de pensar e agir; •Modo como trata clientes, fornecedores e funcionários.

2- No tópico Componente Organizacional toda cultura se apresenta em três diferentes níveis: Artefatos, Valores Compartilhados e pressuposições Básicas. Fale resumidamente sobre casa um.

2.1- Artefatos: São coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando depara com a organização. Como se vestem, falam sobre o que conversam, como se comportam, o que é importante para elas.

2.2- Valores Compartilhados: São criados originalmente pelos fundadores.

2.3- Pressuposições Básicas: Nível mais íntimo e profundo. Crenças inconscientes, sentimentos e pressuposições dominantes em que as pessoas acreditam.

3- Na Aprendizagem da Cultura Organizacional os colaboradores aprendem com a cultura organizacional de varias formas, como Historias, Rituais, Símbolos Materiais e linguagem. Fale um pouco de cada tópico.

3.1- Historia: Contos e passagens sobre o fundador da companhia, lembranças, sobre dificuldades ou eventos especiais, regras de conduta, corte e recolocação de funcionários. Acertos e erros do passado geralmente ancoram o presente no passado e explicam a legitimação das práticas atuais.

3.2- Rituais e Cerimonia: São sequências repetitivas de atividades que expressam e reforçam os valores principais da organização. As cerimônias de fim de ano e as comemorações do aniversário da organização são rituais que reúnem e aproximam a totalidade dos funcionários para motivar e reforçar aspectos da cultura da organização, bem como reduzir os conflitos.

3.3- Símbolos Materiais: A arquitetura do edifício, as salas e mesas, o tamanho e arranjo físico dos escritórios constituem símbolos materiais que definem o grau de igualdade ou diferenciação entre as pessoas e o tipo de comportamento (como assumir riscos ou seguir a rotina, autoritarismo ou espírito democrático, estilo participativo ou individualismo, atitude conservadora ou inovadora) desejado pela organização. Os símbolos materiais constituem a comunicação não verbal.

3.4- Linguagem: Muitas organizações e mesmo unidades dentro das organizações utilizam a linguagem como um meio de identificar membros de uma cultura ou subcultura. Ao aprender a linguagem, o membro confirma a aceitação da cultura e ajuda a preserva-la. As organizações desenvolvem termos singulares para descrever equipamentos, escritórios, pessoas - chaves, fornecedores, clientes ou produtos. Também a maneira como as pessoas se vestem e os documentos utilizados constituem formas de expressar a cultura organizacional.

A cultura organizacional se caracteriza pela sua aceitação implícita pelos seus membros. Ela é também reforçada pelo próprio processo de seleção, que elimina as pessoas com características discrepantes com os padrões estabelecidos e ajuda a preservar a cultura.

4- O que seria Socialização Organizacional?

É a maneira pela qual a organização recebe os novos escolhidos e os integra a sua cultura, o seu contexto, o seu sistema, para que eles possam comportar-se de maneira adequada às expectativas da organização.

5-Os métodos de socialização organizacional mais utilizado são: Fale resumidamente sobre eles.

5.1- Processo Seletivo: O candidato conhece a cultura da organização antes de ser contratado: ambiente de trabalho, os colegas de trabalho, a cultura predominante, os desafios e recompensas em vista.

5.2- Conteúdo e Cargo: tarefas gradativas e desafiadoras- quando o principiante é colocado em tarefas fáceis, não tem a chance de experimentar sucesso nem motivação dele decorrente.

5.3- Supervisor com tutor é a figura que representa a imagem da organização. Supervisor eficiente (acompanha e orienta o novo empregado) = imagem positiva da organização. Supervisor ineficiente (não acompanha e não orienta o novo empregado)= imagem negativa da organização

5.4- Equipe de trabalho: os grupos de trabalho têm forte influência sobre as crenças e atitudes dos Indivíduos a respeito da organização e sobre como eles devem se comportar.

5.5- Programas de Integração: procura fazer com que o novo participante assimile de maneira intensiva e rápida a cultura da organização. O programa de integração irá familiarizar os novos empregados com a linguagem usual da organização através de: •Uso e costumes internos; •A estrutura da organização; •Negócio da empresa: produtos e/ou serviços; •Missão, política da empresa. Dependendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com