TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Currículo Planejamento E Avaliação Na Educação Infantil

Ensaios: Currículo Planejamento E Avaliação Na Educação Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  772 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância 1

Unidade de Aprendizagem: Currículo, planejamento e avaliação na educação infantil

Curso: Pedagogia

Professor:

Nome do aluno: Márcia dos Santos

Data: 09/09/2014

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Leia com atenção o texto a seguir:

[...] Na sala de aula de Patrícia Ximenes, na Escola Municipal de Educação Infantil Janete Clair, em São Paulo, dois alunos são escolhidos como "ajudantes do dia". No canto da classe, uma lista com os nomes dos ajudantes distribuídos pelos dias do mês organiza a seleção. Quando a atividade termina, eles ganham a incumbência de auxiliar a professora na arrumação. Mais que essa ajuda, a iniciativa serve para desenvolver uma competência essencial na Educação Infantil: a autonomia. Decisões como essa fazem parte da rotina de Patrícia, que inclui em seu planejamento todos os pequenos detalhes que podem tornar as aulas mais produtivas. Às segundas-feiras, ela faz a organização semanal. No início do ano, uma reunião com a equipe de professores produz uma diretriz dos objetivos gerais e os conteúdos a ser trabalhados. O documento traz ainda orientações práticas, sugerindo estratégias e recursos. Na hora de organizar o trabalho, Patrícia leva em conta os interesses das 41 crianças, o tempo disponível e as atividades permanentes da escola. Verifica se há material para o que pretende propor, se o tema é adequado para a faixa etária e onde é possível colher mais informações.[...]

Fonte: Nova escola on-line, ed.148, dez. 2001. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0148/aberto/mt_246000.html>. Acesso em: 17 jul 2014.

Considerando o caso exposto, responda as questões abaixo: (2,5 pontos)

a) Qual a importância de organizar a rotina com a participação da criança e segundo seus interesses? A rotina organizada com a participação das crianças é importante pois além de proporcionar segurança, tarefas significativas e com maior interação devem ser voltadas para o desenvolvimento da autonomia e da identidade. Para Formosinho ( Formosinho, 1996, p.71) “ criar uma rotina diária é basicamente isto: fazer com que o tempo seja um tempo de experiências educacionais ricas e interações positivas”

b) O que o planejamento deve priorizar? O planejamento deve priorizar o desenvolvimento integral da criança, considerendo o afetivo, o cognitivo, as relações sociais, o fisico e motor, as diversas linguagens, sempre com o adulto presente apoiando a criança em suas descobertas e em direção a autonomia.

c) Que tipo de planejamento pode ser realizado? Pode ser realizado um projeto de trabalho já que existe uma interação entre crianças e adultos e a professora considera importante o interesse das 41 crianças.

2 Você como professor(a) em uma turma de educação infantil de 0 a 3 anos precisa organizar uma situação educativa para desenvolver as potencialidades da criança, suas formas de expressão, respeitando seus tempos, seus ritmos, bem como sua individualidade e o modo como se vê e identifica os outros. Para completar essa situação educativa você deverá citar: os objetivos, descrever a metodologia e como será a participação da criança nessa atividade. Justifique a importância dessa atividade e o papel do professor na construção da aprendizagem da criança. (4,0 pontos) Situação didática:

Professora: Márcia Santos

Área de Formação: Linguagem, movimento

Objetivo: Desenvolver sua autonomia e identidade corporal, conhecer e nomear partes do próprio corpo.

Justificativa: Crianças aprendem muito mais cantando e brincando. Vamos cantar, dançar, movimentar bastante o corpo aproveitando para aprender um pouco mais sobre as partes do corpo humano observando o próprio corpo e o dos colegas.

Faixa Etária: 3 anos

Tempo Estimado: 10 aulas

Desenvolvimento: Convidar as crianças para cantar e dançar a música Minha Boneca de Lata

Desenhar a boneca de lata da forma que imaginam. Cantar relembrando as partes do corpo citadas na música.

Na área externa deitar as crianças no chão e fazer o contorno do corpo. Perguntar para as crianças, a medida que terminar cada contorno, o que esta faltando. Eles responderam olho,boca, roupa. Desenhar junto com eles até completar o máximo possível o corpo representado.

Cantar minha boneca de lata fazendo relação entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com