TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento na educação infantil

Por:   •  8/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.312 Palavras (22 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 22

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

Importância e funcionalidades

Luciana Cristina Borman Kurten

Prof. Orientadora: Maria Alice Pereira

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (PED O551) – Trabalho de Graduação

10/06/15

RESUMO

      O presente trabalho refere-se à importância do planejamento, na Educação Infantil, como ferramenta essencial para os processos de ensino e aprendizagem, pois, trata-se de uma aliada que possibilita o professor antecipar as ações e realiza-las seguranças e disponibilidade de materiais e tempo, mesmo que muitas vezes seja necessária a adaptação de metodologias, mas nunca a improvisação das mesmas. Planejar ajuda muito no processo de ensino e aprendizagem, pois permite ao professor se antecipar as adversidades pedagógicas encontradas no dia-dia, dessa que é uma se não a mais importante das profissões. Planejar além de todas as características positivas acima mencionadas ainda garante mais praticidade e organização do professor quanto a sua atuação em sala de aula, evidência objetivos e permite flexibilidade ao se deparar com dificuldades ou limitações de seus alunos. Para que essa ação seja construída da melhor forma, o educador precisa estar atualizado, buscar sempre inovações e ter uma percepção apurada sobre a seus alunos, seus saberes e interesses.

Palavras-Chave: Planejamento. Metodologias. Flexibilidade.

1 INTRODUÇÃO

      Este trabalho tem o objetivo de discutir acerca do planejamento no espaço da Educação Infantil, tendo como entendimento que o ato de planejar é necessário,

“o planejamento é o momento de reflexão do professor, que, a partir das suas observações e registros, prevê ações, encaminhamentos e sequências de atividades, organiza o tempo e espaço da criança na Educação Infantil”. (CORSINO 2009, p. 119).

             A educação infantil mudou muito em todos os sentidos com o passar dos anos o professor que antes era visto como cuidador, que apenas suporia a falta dos pais no período em que estavam no trabalho, hoje é sabe-se muito bem que professor desempenhado um papel muito importante para um Educador responsável é ter em mente que o trabalho de um professor é infindável, a atualização tem que ser constante, ele deve ser um leitor critico, um pesquisador de


metodologias, ter conhecimento das dificuldades, deficiências, e condutas típicas, apresentadas por alguns alunos. Para que tenha um olhar mais apurado e saber qual ação ser adotada, e que seja um autocrítico de sua atuação, buscando melhorias a cada dia.

Atualmente um dosa maiores problemas da educação brasileira é sem duvidas a desvalorização profissional em que se encontram nossos professores e o despreparo de alguns em meio às mudanças impostas pelas leis, pelo avanço das tecnologias e principalmente na falta de sensibilidade para tratar das dificuldades, diante dos obstáculos que surgem no caminho diariamente.

O presente trabalho fala inicialmente sobre o planejamento escolar sob o ponto de vista de quem entende do assunto. Em seguida a importância e as fazes por quais passam o planejamento escolar bem como relação entre o professor e o aluno na busca do desenvolvimento e a importância das ações pedagógicas que visam à aprendizagem. E finalmente descrevo os materiais e métodos utilizados nessa pesquisa, os resultados e discussões, finalizando com as considerações finais obtidas com a finalização das pesquisas necessária na elaboração do mesmo.

2. PLANEJAMENTO ESCOLAR FUNDAMENTADO POR QUEM ENTENDE DO ASSUNTO

       O planejamento pedagógico na Educação Infantil precisa ser discutido e articulado aos sujeitos que estão inseridos nestes ambientes coletivos de educação, assim é imprescindível trazer para a sala de aula, através dos planejamentos, as manifestações que as crianças expressam no seu dia-a-dia, a partir de seus balbucios, choros, falas, gestos, desejos, hipóteses e conhecimentos prévios, estes são de suma relevância para um trabalho que respeite as culturas infantis (AHMAD, 2011, 03).

        Libâneo (2001) define Planejamento Escolar como o planejamento global da escola, que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição.

        O planejamento é com certeza uma das ferramentas auxilia ampliar a prática do professor para que esta seja de fato sistematizada e chegue ao seu objetivo. Ainda que seja um instrumento que possibilitará a efetivação da prática docente. Podemos perceber, nas afirmações de Schimtt (2006), que o objetivo principal do planejamento é possibilitar um trabalho mais significativo e transformador na sala de aula, na escola e na sociedade. O plano escrito é o produto do processo de reflexão e decisão.

 

         Oliveira (2007) destaca que o planejamento escolar é um instrumento que possibilita perceber a realidade, através de um processo de avaliação, baseado em um referencial futuro. Para a autora, ele deve ser elaborado de acordo com o contexto social e os fatores externos do ambiente. Dessa forma, se faz necessário conhecer a realidade concreta da instituição perpassando todo o conjunto das atividades que aí se realizam, para que posteriormente sejam diagnosticados os problemas e apontadas as soluções. A forma de torná-las realidades não pode estar estranha aos conteúdos transformadores desses mesmos objetivos e nem às condições reais presentes em cada situação.

          Vasconcelos (2000) divide as fases do planejamento escolar em três níveis: o planejamento da escola, o planejamento curricular e o projeto ou plano de ensino. Conforme o autor:

Planejamento da escola - trata-se do que chamamos de projeto político-pedagógico ou projeto educativo, sendo esse plano integral da instituição, o mesmo é composto de marco referencial, diagnóstico e programação. Este nível envolve tanto a dimensão pedagógica quanto a comunitária e administrativa da escola.

        O planejamento escolar é para o professor um guia de orientação para que o conduz, ao processo de ensino aprendizagem. Importante não só para só para uma orientação do seu trabalho, mas para garantir a unidade metodológica que une a teoria e a prática homogeneamente para as atividades escolares. Portanto, essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (243.8 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com