TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Profuncionario: "FUNDAMENTOS E PRATICAS NA EaD".

Trabalho Escolar: Curso Profuncionario: "FUNDAMENTOS E PRATICAS NA EaD".. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  2.521 Palavras (11 Páginas)  •  5.112 Visualizações

Página 1 de 11

ATIVIDADES DO LIVRO: “FUNDAMENTOS E PRATICAS NA EaD”.

ARTEMILSON ALVES DE LIMA

UNIDADE 1 – TECNOLOGIA

Pratique – p. 18

Ao fazer essa atividade, prossiga na aula. Caso encontre algumas dificuldades, retome a leitura a que ela faz referência.

Agora, reflita sobre esse processo inicial de surgimento fazendo a seguinte atividade:

Releia, no texto acima, o trecho referente às três etapas de surgimento das primeiras ferramentas. Escolha a que você acredita ser a primeira forma de desenvolvimento da tecnologia e explique por que você escolheu essa etapa.

R: O homem descobriu que pedras poderiam cortar, facilitando sua vida e que as pedras que fossem trabalhadas, cortavam com maior facilidade assim o processo de aperfeiçoamento foi acelerando. Facilitando assim a vida do homem.

Pratique – p. 20

Elabore um quadro listando as classificações propostas por Rosenblueth (1980 apud SANCHO, 1998, p. 31) e, à frente de cada uma, associe pelo menos um exemplo que você conhece.

Ex: Materiais – Engenharia civil – ponte, estrada.

R:

materiais eletrônica Radio, televisão

sociais psiquiatria Médico, paciente

conceituais informática Computador

teorias de sistemas teoria dos sistemas lineares x +5x = t + 10

2x+3y= 0

Pratique – p. 22

Observe o cotidiano de sua cidade, identifique e liste um conjunto de tecnologias e, em seguida, classifique-as. Escolha uma delas e descreva de que maneira ela faz parte de sua vida, enfatizando as facilidades que ela lhe trouxe.

R: Rede elétrica, água encanada, meios de comunicação. Todas essas tecnologias faz parte do meu cotidiano, mais o celular é umas das coisas que vem se aprimorando a cada dia que se passa e além de nos manter sempre em contato com as pessoas independente da distância, hoje nos da ate a comodidade de estar conectado à internet.

UNIDADE 2 – AS TECNOLOGIAS DA INFORMACAO E DA COMUNICACAO NO NOSSO COTIDIANO.

Pratique – p. 26

Com base no que estudamos até aqui, reflita e responda: Qual a importância da escrita para o estabelecimento da comunicação entre os povos? Registre em seu memorial.

R: Comunicar e conhecer são duas de nossas necessidades mais importantes. Com a escrita, o ser humano criou uma forma de registrar suas ideias e de se comunicar. A escrita possibilitou que houvesse uma maior consciência sobre os fatos e permitiu a organização do pensamento. Hoje conseguimos encurtar distâncias através das tecnologias; estabelecemos contatos em tempo real com pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós.

Pratique – p. 27

Prossiga na aula após fazer esta atividade. Lembre-se de retomar a leitura caso encontre alguma dificuldade.

Vimos que a descoberta da escrita foi um processo que revolucionou a comunicação entre os homens, porque permitiu uma situação prática de comunicação radicalmente nova. E as tecnologias modernas da informação e da comunicação? Quais as transformações que ocorreram com o surgimento, desenvolvimento e aperfeiçoamento delas? Anote suas conclusões no memorial.

R: A tecnologia como conceito é tudo aquilo, que leva alguma pessoa a evoluir e a melhorar. Tecnologia é um termo que envolve conhecimento técnico e cientifico as ferramentas, processos e materiais criados e utilizados a partir de tal conhecimento. Os métodos e os processos associados as tecnologia de informação e comunicação permitiram entre muitos outros aspectos reformular atividades tão próprias da cultura dos povos como a educação, incorporando novas aplicações novas abordagens novas formas de atuar, estamos sempre na expectativa de novas tecnologias.

Pratique – p. 30

Agora que você já estudou sobre a importância das tecnologias da informação e da comunicação para as relações entre os homens, escolha 5 meios diferentes de comunicação que você conhece e construa um quadro descrevendo-os e justificando de que forma eles contribuíram para facilitar o processo de comunicação entre os homens ao longo da história. Siga o exemplo:

TECNOLOGIA DESCRICAO IMPORTANCIA

Telefone Surgiu no século XIX. Por muito tempo se pensou que foi inventado por Graham Bell. Mais recentemente, foi aceita a tese de que teria sido inventado pelo italiano Antônio Meucci.

O telefone foi a primeira forma de comunicação em tempo real e proporcionou um grande desenvolvimento na comunicação de longa distância.

Radio

Inventor do rádio cientista italiano Guglielmo Marconi, em 1895, fez suas primeiras experiências, com aparelhos rudimentares,

em 1896, obteve a primeira patente para o seu telégrafo sem fio.

Entre os meios de comunicação de massa, a rádio é o mais popular e o de maior alcance público, muitas vezes, o único a levar a informação para populações de vastas regiões que ainda hoje não têm acesso a outros meios, seja por motivos geográficos, econômicos ou culturais.

Televisão

Não se pode dizer precisamente quem inventou, pois vários estudiosos contribuíram de uma forma ou de outra para a criação. Em 1926, o escocês John Logie Baird fez sua primeira tentativa com pouco sucesso. O primeiro serviço de alta definição foi surgir só na Alemanha, em 1935.

A Televisão é, sem dúvida,uma das maiores invenções criadas pelo homem; é verdadeiramente notável a sua capacidade de tratar e exibir enormes quantidades de informação.

Jornais

A invenção é atribuída aos italianos do século XVI,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com