TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES CURSO DE NUTRIÇÃO PRÁTICAS EXTENSIONISTAS I

Por:   •  1/5/2015  •  Bibliografia  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES

CURSO DE NUTRIÇÃO

PRÁTICAS EXTENSIONISTAS I

Para responder a seguinte atividade proposta, o aluno deverá realizar uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos e livros que tratem sobre a temática da extensão Universitária no Brasil.

  1. Comente a seguinte afirmação: “A Extensão é uma das funções sociais da Universidade realizada por meio de um conjunto de ações dirigidas à sociedade, as quais devem ser indissociavelmente vinculadas ao Ensino e à Pesquisa”.

Trata-se de ações sociais que favorecem a sociedade, aumentando seu bem estar social, promovendo atividades multidisciplinares, prestação de serviços à comunidade, celebração de contratos e convênios com empresas e outros.

  1. Apresente algumas finalidades das atividades de Extensão nos âmbitos: acadêmico e social.

Suas finalidades consistem na promoção e o desenvolvimento do bem-estar físico, espiritual e social, a promoção e a garantia dos valores democráticos de igualdade de direitos e de participação, o respeito à pessoa e à sustentabilidade das intervenções no ambiente. 

 

  1. As instituições de ensino superior devem atuar na democratização do conhecimento e, ao mesmo tempo, respeitar e utilizar  os saberes populares locais na construção de um novo e mais amplo conhecimento a ser desenvolvido, levando-se em conta as especificidades de cada comunidade em que atuam. Discorra sobre o porquê da importância da Extensão Universitária.

A Extensão Universitária tem grande importância pelo falo de que as unidades publicas brasileiras, tem a função de atender as necessidades do país e da sua população. Além disso, a sua existência está associada ao desenvolvimento econômico, social, cultural e politico da nação.

  1. Segundo o Plano Nacional de Extensão do Ministério da Educação e Cultura/ MEC- 2007, “[...] práticas acadêmicas que interligam a Universidade e a comunidade nas suas atividades de ensino e de pesquisa, proporcionam a formação do profissional cidadão através da busca constante do equilíbrio entre as demandas sociais e as inovações que surgem do trabalho acadêmico. Nesta perspectiva, quais os benefícios da Extensão universitária para a comunidade acadêmica e sociedade?

A atividade extensionista contribui para um diálogo estável e articulado entre a Universidade e a Sociedade. As atividades de extensão são atividades que tendem a promover a relação entre a instituição e a comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com