TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOE E PRÁTICA EAD

Artigos Científicos: FUNDAMENTOE E PRÁTICA EAD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.990 Palavras (8 Páginas)  •  5.872 Visualizações

Página 1 de 8

PROFUNCIONARIO – 2013

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO – SEDUC

DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO – DRE

PROGRAMA: PROFUNCIONÁRIO

JACIARA - MT

ATIVIDADES DO LIVRO: “FUNDAMENTOS E PRATICAS NA EaD”.

ARTEMILSON ALVES DE LIMA

UNIDADE 1 – TECNOLOGIA

Pratique – p. 18

Ao fazer essa atividade, prossiga na aula. Caso encontre algumas dificuldades, retome a leitura a que ela faz referência.

Agora, reflita sobre esse processo inicial de surgimento fazendo a seguinte atividade:

Releia, no texto acima, o trecho referente às três etapas de surgimento das primeiras ferramentas. Escolha a que você acredita ser a primeira forma de desenvolvimento da tecnologia e explique por que você escolheu essa etapa

R; acredito que seja a 3, etapa porque é quando ele mais se aperfeiçoa suas ferramentas, e se distancia do seu estado natural e se humaniza.

Pratique – p. 20

Elabore um quadro listando as classificações propostas por Rosenblueth (1980 apud SANCHO, 1998, p. 31) e, à frente de cada uma, associe pelo menos um exemplo que você conhece.

Ex: Materiais – Engenharia civil – ponte, estrada.

R: sociais- psiquiatria, pedagogia- pessoas com deficiência, ensino e aprendizagem.

Conceituais- informática- é internet, facebook, MSN, ourkut.

Teorias de sistemas- teoria de autômatos- ação sem influência extrema.

Pratique – p. 22

Observe o cotidiano de sua cidade, identifique e liste um conjunto de tecnologias e, em seguida, classifique-as. Escolha uma delas e descreva de que maneira ela faz parte de sua vida, enfatizando as facilidades que ela lhe trouxe.

R: Mercearia, farmácia, e posto de gasolina, Caixa eletrónico

A mercearia facilitou muito a minha vida, pois compro tudo que preciso sem me locomover para outra cidade.

UNIDADE 2 – AS TECNOLOGIAS DA INFORMACAO E DA COMUNICACAO NO NOSSO COTIDIANO.

Pratique – p. 26

Com base no que estudamos até aqui, reflita e responda: Qual a importância da escrita para o estabelecimento da comunicação entre os povos? Registre em seu memorial.

R: A escrita foi fundamental para a evolução da consciência humana e para a organização do pensamento, através da escrita o homem se humanizou, desenvolveu e criou o mundo tecnológicos em que vivemos nos dias de hoje.

Pratique – p. 27

Prossiga na aula após fazer esta atividade. Lembre-se de retomar a leitura caso encontre alguma dificuldade.

Vimos que a descoberta da escrita foi um processo que revolucionou a comunicação entre os homens, porque permitiu uma situação prática de comunicação radicalmente nova. E as tecnologias modernas da informação e da comunicação? Quais as transformações que ocorreram com o surgimento, desenvolvimento e aperfeiçoamento delas? Anote suas conclusões no memorial.

R: garantiu o registro das ações e pensamentos humanos, possibilitou ao homem transmitir mensagens das mais variadas formas: desde as placas de argila da escrita cuneiforme, na Mesopotâmia, passando pelos pergaminhos no Egito Antigo,o uso do papel na China, o livro impresso, até chegar ao computador.

Pratique – p. 30

Agora que você já estudou sobre a importância das tecnologias da informação e da comunicação para as relações entre os homens, escolha 5 meios diferentes de comunicação que você conhece e construa um quadro descrevendo-os e justificando de que forma eles contribuíram para facilitar o processo de comunicação entre os homens ao longo da história. Siga o exemplo:

TECNOLOGIA DESCRICAO IMPORTANCIA

Telefone Surgiu no século XIX. Por muito tempo se pensou que foi inventado por Graham Bell. Mais recentemente, foi aceita a tese de que teria sido inventado pelo italiano Antônio Meucci.

O telefone foi a primeira forma de comunicação em tempo real e proporcionou um grande desenvolvimento na comunicação de longa distância.

Carta

Iniciou na década de 30 do século XIX. Teve como principal base à carta escrita pelos radicais William Lovett e Feargus O'Connor intitulada Carta do Povo É um meio de comunicação visual, constituída por algumas folhas de papel fechadas em um envelope,

Televisão

Em 1923 Vladimir Zworykin registra a patente do tubo iconoscópico para câmaras de televisão2 , o que tornou possível a televisão eletrônica. A televisão é um dos mais fortes meios de Comunicação de Massa em nosso país, apesar de diversidades culturais, sociais e econômicas. A

Computador

O ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador digital electrónico de grande escala. Criado em Fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company.

Através do computador é possível fazer inúmeras tarefas.

Rádio Transmissor

Tudo começou em 1863 quando, em Cambridge - Inglaterra, James Clerck Maxwell demonstrou teoricamente a provável existência das ondas eletromagnéticas. James era professor de física experimental e apartir desta revelação outros pesquisadores se interessaram pelo assunto. O alemão Henrich Rudolph Hertz (1857-1894) foi um deles. O rádio como um meio de comunicação tem uma importância fundamental na vida do cidadão e da comunidade a que ele pertence.

Satélite

As primeiras transmissões via satélite, foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com