TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos De Qualidade

Artigo: Custos De Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2015  •  1.767 Palavras (8 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 8

CUSTOS DE QUALIDADE

1.1) Introdução

Da expressão inglesa quality costs , o termo custo da qualidade define os dispêndios financeiros com a qualidade. Tecnicamente, o termo custos é definido como o sacrifício financeiro decorrente da obtenção de bens ou serviços. A abordagem econômica da qualidade relaciona custo de qualidade aos gastos para adquirir qualidade ou o resultado negativo pela falta dela (perdas).

Assim, a relação custo X qualidade direciona análise, descrição e mensuração, considerado, em especial, pelo aumento da competitividade nas organizações. Pesquisas realizadas nos EUA (ver: www.asq.org) e na Alemanha destacam que os custos da não-conformidade (falhas no processo) podem chegar de 20% das vendas até 30% do faturamento atual, enquanto os custos de conformidade (gastos para atender as necessidades implícitas e explícitas dos clientes em um processo) são de 2,5% das vendas. Para cada erro acima da média (gráfico de controle) pode gerar uma redução no volume de vendas de até 3% (efeito multiplicador negativo da qualidade). Outro dado da pesquisa enfatiza que é mais barato fazer com que os clientes aumentem suas compras em 10% do que aumentar a base de clientes em 10%, e que um novo cliente custa, em média, 6 vezes mais que manter um existente.

Nesse contexto, o custo da qualidade comprova ser um mecanismo importante no controle gerencial da qualidade, com ênfases no processo (conformidade e não-conformidade) e no produto(prevenção, avaliação, falhas internas e custos de falhas externas).

1.2) Breve Histórico

As primeiras referências de identificação e definição dos custos da qualidade, aconteceram nos Estados Unidos em 1951, com a publicação de Quality Control Handbook de Joseph Juran, obra que incentivou a formação de um comitê pela ASCQ(American Society for Quality Control), hoje ASQ(American Society for Quality) para desenvolver os custos de qualidade com parâmetros formais. Atualmente, a norma ISO 9004:2000 define os custos da qualidade e é referência para ISO TS 16949(setor automotivo) e TL 9000(setor de telecomunicações), e a ISO 10014 Quality Management-Guidelines for Realizing Financiual and Economic Benefits.

1.3) Definição, Elementos e Categorias

Custo da Qualidade é a soma dos custos envolvidos no processo para se atingir os padrões de qualidade pré-estabelecidos no projeto do produto ou serviço. É um sistema utilizado para identificação destes custos a fim de quantificar os componentes envolvidos na produção de produtos de alta ou baixa qualidade, na tentativa de reduzir ao mínimo o custo total da produção.

Por um longo tempo, a administração associava a melhoria da qualidade ao aumento de custos, porém alguns cientistas da Administração defendiam que com o aumento da qualidade aumentava-se também a produtividade, os custos totais poderiam ser reduzidos pela melhoria dos processos. Hoje se percebe que os custos reais advêm da falta de qualidade do produto ou serviço.

Custos da qualidade são os custos da não qualidade em sua empresa, ou seja a quantidade de dinheiro gasto na empresa pela função qualidade, ou por todas as atividades para obter produtos adequados ao cliente ou conforme as suas especificações.

Podemos dizer que o termo está ligado na verdade aos produtos com defeitos, incluído todos os custos na produção, detecção, reparo e correção das causas dos defeitos. Portando os custos envolvidos com a produção de um produto com qualidade não integram os custos da qualidade.

O custo da qualidade pode ser dividido em quatro categorias: custos da conformidade/qualidade: Custos de Prevenção e Custos de Avaliação; custos da não conformidade/não qualidade (retrabalho): Custos de Falhas Internas e Custos de Falhas Externas.

1.3.1) Custos de Conformidade/Qualidade e Não-Conformidade/Não-Qualidade

Com foco nos custos do processo, os custos de conformidade estão associados aos produtos e serviços fornecidos dentro das especificações de qualidade aceitáveis, e os custos da não-conformidade à ineficiência de um processo e os resultados de desperdícios de materiais, mão de obra e capacidade(no recebimento ,na produção, na expedição e na correção dos produtos e serviços). O controlar estes custos podem indicar ações de prevenção e de redução da ocorrência de problemas, e até de redesenho do processo.

Esta classificação possui limitações e desvantagens, quanto na alocação de cada produto, nas empresas que possuem grande quantidade de itens, e quanto na associação por área departamental, na identificação dos custos que ocorrem entre os departamentos.

1.3.2) Custos de Prevenção

Os gastos associados às medidas tomadas por uma organização para planejar a qualidade, a fim de garantir a não ocorrência de problemas. Os custos de prevenção são caracterizados pelos esforços que determinada organização empenha na tentativa de evitar que produtos ou serviços apresentem defeitos durante ou ao final de seu processo de produção ou execução.

Podem ser subdivididos em custo de planejamento da qualidade e custo de controle do processo.

Tais custos têm como objetivo controlar a qualidade dos produtos, de forma a evitar gastos provenientes de erros no sistema produtivo.

São os custos incorridos nas prevenções de problemas, ou seja, aqueles custos que faremos para evitar a ocorrência de situações indesejadas.

São exemplos de custos de prevenção:

• Planejamento da qualidade;

• Revisão de novos produtos;

• Treino (formação) do pessoal para a qualidade;

• Controle do processo;

• Suporte aos recursos humanos;

• Manutenção preventiva dos equipamentos;

• Revisão das instruções;

• Análise e aquisição de dados;

• Relatórios de qualidade;

Custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com