TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos ambientais: Uma abordagem teórica com ênfase na obtenção de vantagem competitiva

Por:   •  18/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.713 Palavras (11 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 11

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Unidade de Apoio Presencial – Polo Taguatinga Brasília-DF

Curso de Tecnologia em Gestão Pública

Daniel de Araujo Souza RA - 2594691938

Fagner Gomes da Silva RA - 2586675283

Felipe Gomes da Silva RA - 2500645632

Gabriela Messias M. Andrade RA - 8888004426

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II

Brasília-DF

15 de novembro 2017

Daniel de Araujo Souza RA - 2594691938

Fagner Gomes da Silva RA - 2586675283

Felipe Gomes da Silva RA - 2500645632

Gabriela Messias M. Andrade RA - 8888004426

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II

Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de tecnologia em Gestão Pública da Universidade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos de Tecnologia

Tutor Eletrônico: Henrique Meira

Tutor de Sala: André Brito de Oliveira

Brasília-DF

15 de novembro 2017

RESUMO

O Homem e meio ambiente, duas palavras distintas e cada vez mais distantes uma da outra, muitos autores justificam o uso dos recursos naturais pelo homem como o principal meio para se alcançar, inovar, evoluir e dar prosseguimentos ao crescimento econômico visando ainda, como principal elemento, a melhoria no nível de bem-estar de toda uma sociedade. Sendo até mesmo contraditório, pois ao mesmo quantitativo que dela necessita ele a destrói com seus processos industriais, gerados de todos os lados em todos os formatos desde gasoso ao sólido em poucas ou enormes quantidades, enfim a conta irá chegar, e deverá ser paga! Doa a quem doer. Este trabalho faz uma análise de gestão dos resíduos de uma oficina mecânica, localizada no distrito federal, com médio porte que aceitou um diagnóstico de gestão de todos resíduos gerados, tendo em vista o potencial poluidor dessa atividade, onde entra em rotineiros contatos a consideráveis quantidades de resíduos e em contrapartida a necessidade de uma correta gestão destes, afim de propor um melhor gerenciamento a enorme expansão do setor automotivo nacional. Dividimos o presente estudo em três momentos: no primeiro momento apresentamos uma organização que nos chamou atenção pelo porte e indicações no mercado. O segundo vemos mais detalhada sua base e aspectos gerais produtos, funcionamento, porte, e outros mais. O terceiro vemos a avaliação de atos pois conceitos mecânicos tratados de forma limpa e uma forma ambiental estratégica.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2.1 DESENVOLVIMENTO - Descrição da organização 6

2.2 DESENVOLVIMENTO - Descrição do produto ou serviço 7

2.3 Análise swot 8

2.4 Observaçao 9

2.5 Levantamento de campo 10-11

2.6 Resultados 12

2.7.1 Propostas de melhorias 13

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 14-15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

ANEXOS 17

1 INTRODUÇÃO

O tema sustentabilidade torna se cada vez mais comum com o passar dos anos, não apenas pelos exagerados crescimentos de poluição, mas também por notar que se faz necessário intervir na ária para não pagar um preço maior em um futuro próximo. Em breve, estes ajustes relacionados a sustentabilidade serão reforçados com força de lei para maior adoção por parte das empresas. Sem mencionar que o tema sustentabilidade tem proporcionado ótimas oportunidades de negócios para os mais variados portes de empreendedores, desde um simples catador até as maiores industrias de recicláveis da américa, desta forma ilustra seu potencial diante das cadeias produtivas de um país. Com destaque na agenda das multinacionais essa preocupação com sustentabilidade gera uma perspectiva de crescimento e garante um cenário a quem pretende investir na proposta. É algo que expande além do alcance da legislação e das grandes incorporações, ela e algo que hoje o ser humano vem descobrindo para melhor disseminar uma organização em relação ao meio em que está inserida e desta forma permitir uma melhor convivência e de uma forma duradoura.

Falando do mundo automobilístico, que vem com o crescimento muito grande a cada ano com novos projetos afim de sempre melhora o conforto e a tecnologia, com o objetivo de amenizar impactos inesperados uma série de normas foram sendo implementada, especificamente ao assunto temos a ISO 14000 (2004).

As atividades cotidianas das oficinas mecânicas, relacionado à reparação e manutenção de veículos, por se tratando de mecânica geram em cem por cento de sua atuação resíduos e em sua maioria sólidos, ou mesmo que efluentes, mas que necessitam de correto manuseio e descarte. Os mais rotineiros como: troca de óleo lubrificante, fluidos, hidráulicos com limpeza de peças, retíficas, de peças, suspensão, regulagens e alinhamentos entre tantos outros. Estes resíduos em grande maioria sólidos são classificados, segundo a NBR-10.004 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), de acordo com características de periculosidade apresentada, sendo Classe I (perigosos) ou Classe II (não- -perigosos) sendo classe II A – Inertes e Classe II B - Não inertes. Dessa forma, o tratamento, armazenamento, transporte e destinação final dos mesmos devem seguir diretrizes normativas para controle e prevenção de possíveis impactos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (151.1 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com