TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DAENS

Resenha: DAENS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  Resenha  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  224 Visualizações

O filme se passa na metade do século XIX, em Aalst, na Belgica, em plena Revolução industrial, as pessoas encontrava-se em pura miséria absoluta por conta da exploração e do baixo salário que recebiam. Mulheres e crianças exploradas através do seu trabalho nas fabricas, mais de 15 horas diárias por dia.

Ao chegar na cidade o padre Daens, revolucionário, vai morar com seu irmão jornalista.

Indignado com a situação, Daens passa a escrever artigos contra a política e o sistema da época, despertando nos operários um espirito de luta e coragem, em busca de seus direitos.

Os camponeses que mudaram para as cidades em busca de empregos. Vendiam a sua força de trabalho em troca de salários. Com isso, desencadeou uma oposição social, empresários X operários assalariados.

Os empresários dependiam dessa mão-de-obra barata, visando sempre o lucro, reduziam o máximo os salários, obrigando a toda família ir trabalhar, até mesmo mulheres e crianças, submetendo-se a trabalhos exaustivos, sem nenhum cuidado com a saúde do trabalhador, era muito comum acidentes de trabalho fatais, por conta, do manuseio com maquinas de grande porte.

Havendo uma grande manifestações da sociedade, gerando um conflito entre os operários e os empresários. Destruição de algumas fabricas e maquinário, pois estas representavam a miséria, a fome, os baixos salários e desempregos.

O padre Daens passou a ajudar a população a lutar contra o sistema de injustiça do capitalismo industrial. Iniciando uma luta por melhores salários e melhores condições de vida. Surgindo os sindicados, e passaram a ter direitos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com