TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO FILME "DAENS: UM GRITO DE JUSTIÇA"

Casos: ANÁLISE DO FILME "DAENS: UM GRITO DE JUSTIÇA". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  10.492 Visualizações

Página 1 de 5

ANÁLISE DO FILME "DAENS: UM GRITO DE JUSTIÇA"

1) Explicite o contexto sócio-histórico abordando no filme "Daens: um grito de justiça", de forma a caracterizar o capitalismo do século XIX.

O contexto sócio- histórico abordado no filme Daens : Um grito de justiça retrata exatamente o contexto do surgimento do Serviço Social. O capitalismo do século XIX era monopolista, ou seja, o poder estava nas mãos dos burgueses e esse poder era usado para a exploração do trabalho. No filme é evidente essa exploração com o trabalho de mulheres e crianças em fábricas com péssimas condições de trabalho, e assim, trabalhavam em condições precárias, com jornadas de trabalho intensa, de quinze horas e recebiam baixos salários ; a desigualdade de classes onde destacava a exploração da maioria pela minoria, a riqueza se concentrava nas mãos da classe dominante- a burguesia, enquanto a classe trabalhadora vivia em condições de pobreza extrema, na miséria, passavam fome. No filme mostra a família da Nett, uma jovem trabalhadora, tendo como refeição somente batata.

O domínio da igreja-conservadora com poder dominante, fazia com que os trabalhadores mantivessem a “ordem social” e aceitassem viver na pobreza e miséria segundo “a vontade de Deus”. No filme podemos ver a missa rezada em latim, com o padre de costas para os fiéis e a divisão das classes onde os pobres ficavam atrás enquanto os ricos sentavam- se a frente e os sermões eram sempre buscando o equilíbrio nas relações entre patrões e empregados, ou seja, retratando a subserviência.

A caridade é outra característica de estratégia da classe burguesa auxiliada pela Igreja. Essa prática era utilizada também para não haver questionamentos da ordem capitalista e garantir o lucro nas mãos dos capitalistas. Vimos no filme, a distribuição para os pobres dos “sopões de caridade” realizado pelas damas da alta classe.

A repressão policial também foi usada para utilizar sua força disciplinadora e desmobilizar o movimento do proletariado. No filme mostra uma tentativa de mobilização por parte dos trabalhadores que saem carregando a criança morta na fábrica, esmagada pelas máquinas, por trabalhar demais sem descanso e tomados pela injustiça. Estes realizaram um ato de protesto mas os policiais montados em cavalos partem para a violência batendo e até mesmo matando para que acabasse ali tal reivindicação.

2) Com base no diálogo texto entre os textos de Martinelli e o supracitado filme, construa um texto argumentativo explicitando como a questão social vem abordada em "Daens: um grito de justiça". Dê exemplos com base nas cenas do filme.

Segundo relata Martinelli em seu livro Identidade e Alienação:

“Quanto ao capitalismo, modo de produção profundamente antagônico e pleno de contradições, desde o início de sua fase industrial instituiu-se como divisor de águas na história da sociedade e das relações entre os homens .Embora suas origens possam ser buscadas no crepúsculo do mundo feudal, foi na primeira metade do século XIX, sob os impactos da Revolução Industrial, que seus efeitos começaram a penetrar mais fundo no contexto social”.(Martinelli:2011:p.53).

No relato acima a questão social surge a medida que o proletariado começa a se reconhecer como classe e faz com que os capitalistas e o estado reconheçam as suas necessidades, O parágrafo acima exemplifica como o proletariado estava se organizando na fase industrial do capitalismo.

No filme Daens, vimos que a questão social foi abordada em várias situações- como a que citamos na questão anterior. Vimos que a questão social aparece no filme em situações de exploração capital-trabalho, como na cena em que a Nett tenta mostrar às autoridades que visitam a fábrica, a exploração que sofrem e as crianças que lá trabalham que estão escondidas no momento da visita.

No livro vimos que a autora fala das manifestações operárias que aconteceram desde o século XIII. A exemplo do Movimento Cartista (p.47 e 48) que marcou outro nível de manifestações dos trabalhadores. No filme vemos que os trabalhadores já se indignam com as suas condições de trabalho como por exemplo, a vigilância dos capatazes, a demissão dos trabalhadores homens devido o trabalho infantil e feminino ser mais barato.

3) Quais as posições da igreja, do estado e da burguesia diante da questão social apresentada no filme (interpretações e formas de intervenções propostas diante das expressões da questão social)? Articular criticamente com o texto de Martinelli.

A posição da Igreja era conservadora, uma posição de legitimação do poder capitalista, que não olhavam para as necessidades do povo, da época, e em contraposição uma outra parte da igreja que exercia um papel crítico, mais libertário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com