TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Filme Daens

Exames: Resumo Filme Daens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  951 Visualizações

Página 1 de 3

Daens- Um grito de justiça

O filme apresentado se passa no século XIX, momento de transição do feudalismo para o capitalismo, onde não mais se vivia exclusivamente da agricultura, pois com o surgimento das máquinas (Revolução Industrial) o trabalho manufatureiro fora substituído. Bem, no início do filme mostra a exploração de crianças, mulheres e homens que trabalhavam mais de 14 horas por dia em ambientes insalubres, esses operários vendiam a única coisa que lhe restara, sua força de trabalho. Nesse período se iniciam as primeiras rebeliões dos trabalhadores da indústria por melhores condições de trabalho e por salário digno. Nessa época os operários ainda não se reuniam em sindicatos, não havia leis que garantissem os direitos trabalhistas e a Igreja era a favor da burguesia e não do povo. O descaso era muito grande, muitas crianças morreram vítimas de acidentes de trabalho, muitos homens foram dispensados com a desculpa de não estarem em condições de manusear as máquinas, quando na verdade era preferível pagar menos para as crianças e as mulheres exercerem a mesma função, assim os burgueses lucrariam mais.

No filme é clara a doutrina Rerum Novarum da Igreja, que por temer o desprestígio do povo e, consequentemente a entrada do Socialismo (doutrina que preconiza a propriedade coletiva dos meios de produção e a organização de uma sociedade sem classes) diminuiria seu poder, se aliou aos industriais e à burguesia. Rerum Novarum é uma encíclica que trata de questões levantadas durante a Revolução Industrial, e critica as sociedades democráticas no final do século XIX. Apoiava o direito dos trabalhadores formarem sindicatos, mas rejeitava o socialismo e defendia os direitos à propriedade privada. Discutia as relações entre o governo, os negócios, o trabalho e a Igreja.

Chega à cidade de Aalst o Padre Adolphe Daens que diante da situação entra na luta contra os burgueses e a favor dos operários, Os operários começaram a tomar consciência da sua exploração, Padre Daens incentiva o povo através do jornal católico a lutar por seus direitos, consegue que uma comissão de inquéritos faça uma vistoria na fábrica, para que fosse visto e comprovado suas denúncias, mas foi sem sucesso, o fato é que camuflaram o ambiente escondendo as crianças e a comissão não falava a mesma língua dos operários que consequentemente não os entendia. As formas de caridade aconteciam por meio das damas da sociedade, que distribuíam sopa, ainda não existia os Assistentes Sociais nessa época.

Nesta época a burguesia e a Igreja eram “aliadas” e não aprovavam os ideais implantados pelo Padre Daens, a Igreja estava muito mais preocupada com sua relação com a burguesia do que com a vida miserável dos operários, diziam que se há desigualdade é porque Deus assim quer, e com isso se voltou contra o Padre Daens, o proibindo de realizar missas, onde em sua homília ao invés de falar em latin que quase ninguém entendia, falava a língua do povo e ainda os alertava. Padre Daens não desistiu de sua luta e seu desejo de justiça, resolveu entrar para a política sendo eleito pelo Sufrágio Universal que dava direito a todos incluindo os operários maiores de 25 anos ao voto, Padre Daens conseguiu levar suas denúncias ao parlamento causando a ira dos burgueses e da Igreja que agindo de má fé o denunciaram para o Papa, acusando-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com